Ontem, 15 de setembro, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG) e a Apae de Belo Horizonte deram início ao XIII Congresso da Rede Mineira das Apaes e III Fórum de Autogestão, Autodefesa e Família. O dia foi marcado pela presença de profissionais das Apaes mineiras, usuários, famílias e autoridades, que puderam acompanhar os Minicursos e a Solenidade de Abertura desta edição do evento.
Foram oferecidos aos inscritos seis minicursos acerca das áreas de trabalho das Apaes (Assistência Social, Educação, Trabalho e Saúde), quais sejam: Gestão de Apae; Elaboração de Projeto para Captação de Recurso; Transtorno do Espectro do Autismo na Perspectiva Educacional; Currículo Escolar e Reabilitação de Pessoas com Deficiência Intelectual; Treinamento de Pais; A Organização dos Serviços de Assistência Social para Pessoas com Deficiência Intelectual.
Após a realização dos minicursos, a Solenidade de Abertura do evento emocionou os presentes. 64 personalidades que contribuíram para a ampliação do Movimento Mineiro Apaeano, que está completando 60 anos, receberam homenagem das mãos do Presidente da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa, e da Presidente da Fenapaes, Aracy Lêdo.
A sessão também foi marcada pela premiação de trabalhos do Terceiro Prêmio Estadual Eduardo Barbosa. A escolha dos trabalhos premiados se deu entre aqueles inscritos e selecionados para apresentação nas mesas do XIII Congresso, e contemplou três trabalhos dos eixos da Assistência Social, Educação e Saúde.
A apresentação artística ficou a cargo do grupo de percussão da primeira Apae de Minas Gerais, a Apae de São Lourenço, que animou a plateia com um belíssimo número. E, para fechar com chave de ouro, os participantes assistiram a Conferência Magna Os Desafios da Felicidade Profissional, ministrada pelo Especialista em Comportamento Humano e Psicologia Organizacional do Instituto Gente, Luciano Oliva.