No último sábado, na Apae de Belo Horizonte, aconteceram as reuniões mencionadas acima. Primeiramente, o presidente da Federação Estadual, Sérgio Sampaio, abriu a reunião com todos os presentes e o presidente da Federação Nacional das Apaes, Eduardo Barbosa, expôs o cenário atual. Depois disso, as duas reuniões aconteceram separadamente: o Conselho Fiscal examinou e aprovou as contas da Federação e o Conselho Administrativo discutiu os relatórios das regionais presentes.
O presidente da Federação Nacional das Apaes, Eduardo Barbosa, alertou as Apaes sobre a importância da necessidade de manterem seus documentos atualizados para os apresentarem nos prazos determinados pelo governo para obterem as isenções necessárias à sua sobrevivência. Somente assim, com rigor, conseguirão atender as tantas exigências governamentais.
O gabinete do deputado federal, Eduardo Barbosa, divulga todas essas informações com precisão e é preciso que as Apaes acompanhem essas informações com zelo. Sendo uma reunião com os conselheiros regionais, ficou com eles a responsabilidade de fazerem esse alerta às Apaes de suas regionais.
Os presidentes também informaram sobre a perspectiva da elaboração de uma política inclusiva a ser feita em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação. Existe um sinal positivo nesse sentido, apesar de a lei do MEC trazer dificuldades. As necessidades reais serão examinadas.
Depois disso, cada conselheiro expôs seu Relatório de Gestão – 2010 e muitos temas foram discutidos e analisados.