As reuniões aconteceram no Sesc-Venda Nova, nos dias 29 e 30 de maio. Foi um encontro importante, com a presença do presidente da Federação Nacional das Apaes, de toda delegação mineira, do presidente da Federação Estadual com toda sua equipe.
Primeiramente os Conselheiros foram capacitados para a função de monitores da Política Nacional de Acompanhamento e Monitoramento. O coordenador do Núcleo de Acompanhamento e Monitoramento da Federação Estadual fez uma explanação sobre a política, apoiado pela sua equipe, Ana Paula Tostes Campos e Helena Milagres.
O grupo recebeu informações atualizadas sobre a próxima XVI Olimpíada Estadual, que acontecerá no período de 2 a 6 de julho, no Sesc-Venda Nova e sobre o Projeto Apae-Energia, cujo processo,já aprovado pelo presidente da CEMIG, aguarda a elaboração do contrato para então ser detalhado às Apaes de Minas.
Vários outros temas de suma importância foram tratados, como a eleição da nova diretoria da ARDEM (Associação Regional de Deporto para Deficientes Intelectuais); tomada de consciência sobre os novos Conselhos Regionais recentemente criados; sobre o Curso de Fundação de Novas Apaes; explicações sobre o Formulário VI; informações sobre o Festival Nossa Arte (planejado para acontecer no segundo semestre deste ano); informações sobre o I Fórum de Autogestão e Autodefensoria (acontecendo na Regional Centro V); propostas sobre critérios de mensalidades da Apaes e a nova proposta de trabalho técnico da Federação Estadual.
Tecnólogos em equipamentos para pessoas com deficiência física apresentaram seus produtos, que são de alta valia para nosso público, como a empresa ETP, Equipamentos Terapêuticos Personalizados Comércio Ltda (http://www.equipamentosterapeuticos.com.br/), que fabrica equipamentos sob medida e já atende várias Apaes de Minas. O Instituto Noisinho da Silva (http://www.noisinhodasilva.org.br/) apresentou a proposta de parceria com as Apaes de Minas para criarem oficinas de fabricação de cadeiras para crianças de 1 a 6 anos de idade, que tenham pouco controle sobre seu tronco e pescoço. Este projeto é patrocinado pela FURNAS SOCIAL e de valorpara nossas Apaes. As cadeiras são fabricadas pelos próprios pais e doadas às crianças, imediatamente após a oficina de trabalho.
A Professora e Doutora, Ana Maria Martins, pediatra, geneticista, da UNIFESP, coordenadora do Instituto de Genética e Erros Inatos do Metabolismo (www.igeim.org.br)trouxe informações determinantes para agilizar o diagnóstico e a rápida intervenção do médico ou profissional de saúde no atendimento ao paciente com EIM (distúrbios permanentes e hereditários), dando a ele, e à sua família, assistência multidisciplinar gratuita