O presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), Eduardo Barbosa, participou do 3º Seminário de Educação Especial, promovido pela Apae-BH, realizado nos dias 22 e 23 de novembro, com o tema: Escola e Família: compartilhando saberes e tecnologias para desenvolver a linguagem.
A palestra do presidente da Feapaes-MG, que ocorreu na sexta-feira (22), falou sobre Escola e Família: integrando ações e compartilhando saberes para o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Durante o seminário, Eduardo Barbosa frisou às famílias que é preciso acompanhar a vida escolar do aluno e estar atento ao desenvolvimento diário do filho. É importante essa integração entre família e escola, para que ambos possam atingir um objetivo juntos. É preciso andar juntos visando o bom desempenho do aluno.
O objetivo do seminário foi apresentar à comunidade escolar, práticas desenvolvidas, recursos aplicados e resultados pedagógicos que facilitaram o desenvolvimento ou ampliação da comunicação dos alunos no ano de 2013.
Eduardo Barbosa também lembrou que a família enfrenta vários desafios no que diz respeito à compreensão do propósito da escola especial. Quando as expectativas da família enfraquecem, cabe à escola estimular a esperança dos pais nas capacidades de seus filhos com deficiência intelectual.
Ao final, Eduardo Barbosa frisou que o mais importante é acreditar na pessoa com deficiência. Se eu investir o meu diálogo na pessoa com deficiência vou aprender muito mais com ela. Se trabalhamos adequadamente com essas pessoas, a percepção do aluno será desenvolvida em conjunto, disse.
Já no sábado (23), a Equipe Técnica da Feapaes-MG, representada pelas consultoras técnicas Junia Ângela e Marli Duarte, participaram como coordenadoras de mesa durante o seminário. Junia Ângela participou da mesa que teve como tema Desenvolvendo a comunicação com a linguagem escrita e Marli Duarte coordenou a mesa que tratou sobre Tecnologias facilitadoras no desenvolvimento da comunicação.
Criado em 2011, o Seminário de Educação Especial está em sua 3ª edição e surgiu como uma metodologia de compartilhamento e avaliação dos processos, práticas e resultados desenvolvidos pelos Educadores da Escola Especial Sofia Antipoff, da Apae-BH.