Atendendo ao cronograma do Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas), que define a realização de conferências locais entre o período de 8 de maio a 9 de agosto, o Conselho de Assistência Social de Pará de Minas realizou na última sexta-feira, 28 de junho, no auditório da Faculadade de Pará de Minas (Fapam), a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, que recebeu um público de mais de duzentas pessoas.
Convidado para se pronunciar durante a abertura do evento, o presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, Eduardo Barbosa falou sobre a importância de acompanhar de perto os avanços na área para que Pará de Minas possa construir uma rede socioassistencial com serviços qualificados e de efetivo controle social. A sociedade civil tem que se apoderar do espaço democrático da Conferência e apontar para a Prefeitura estratégias que atendam as demandas das populações mais vulneráveis, garantindo a sua inclusão no planejamento das políticas públicas, destacou.
O prefeito Antônio Júlio declarou que a meta da sua administração é buscar a excelência no atendimento na área da assistência social. Já o vice-prefeito Geraldinho Cuíca, gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, disse que a Conferência é uma oportunidade de avaliar o que se tem feito e definir aquilo que a rede deseja atingir. Vamos fazer e fazer bem feito, afirmou.
O tema central da Conferência, que trata da gestão e financiamento para a efetivação do Sistema Único de Saúde (Suas), foi abordado pela técnica do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ana Paula Gonçalves, coordenadora geral de Acompanhamento da Rede Socioasssitencial do Suas. Participaram também da Conferência Municipal, representantes das cidades de Conceição do Pará, Igaratinga, Maravilhas, Papagaio e São José da Varginha.
Pompéu
Atendendo ao convite da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Pompéu, Maria Eliene Caetano, e da secretária de Desenvolvimento Social do município, Fátima Faria Castelo Branco, o presidente da Feapaes-MG participou da 8ª Conferência Municipal de Assistência Social que reuniu no dia 29 de junho, no auditório da Câmara Municipal, integrantes das entidades prestadoras de serviços, conselheiros do poder público e da sociedade civil, profissionais da área e autoridades locais.
Autor de importantes emendas no texto que originou a Lei do Suas, beneficiando pessoas com deficiência e idosos, Eduardo Barbosa realizou a palestra de abertura do evento que tratou da Efetivação do Cofinanciamento para a implementação do Suas. Em sua exposição, ele destacou a importância das ações de vigilância socioassistencial na garantia da política de proteção social. Na definição do financiamento da assistência no orçamento municipal, é indispensável conhecer os grupos vulneráveis e de risco da população dentro de um conceito de territorialidade, com base em dados atualizados, disse. Ele apontou, também, o envolvimento da administração do prefeito Joaquim Campos Reis com a área. Segundo dados do MDS, o percentual do orçamento Pompéu com despesas em assistência social foi superior á média dos municípios mineiros.
A Conferência de Assistência Social de Pompéu foi encerrada com a participação dos alunos da Apae, que encenaram uma coreografia da música Ser Diferente é Normal, e do grupo de dança Black Girls, composto por adolescentes da Associação Comunitária dos Amigos da Pastoral da Criança - Acapac.