Preparar os gestores das Apaes para os novos desafios das organizações sociais, trocar experiências e incentivar ações administrativas que promovam a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Esses foram alguns dos objetivos do curso Gestão de Apaes: concepções, instrumentos e práticas realizado pela Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), de 30 de novembro a 2 de dezembro, em Belo Horizonte.
Elaboramos um conteúdo programático para as pessoas interessadas em pensar estrategicamente os serviços das Apaes., afirmou Eduardo Barbosa, Presidente da Feapaes-MG e palestrante do tema que tratou das concepções e conceitos relativos às questões da deficiência e às organizações sem fins lucrativos.
Palestras
Durante a palestra de abertura do curso Gestão de Apaes, Eduardo Barbosa destacou que os propósitos da instituição devem estar voltados à visão de autonomia da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. O Presidente explicou que o conceito de deficiência modificou-se com o tempo pelos avanços da ciência e o desenvolvimento das políticas sociais. A gestão da Apae deve acompanhar esses avanços para apresentar, de fato, práticas que garantam mais oportunidades aos nossos atendidos, destacou.
A gestão estratégica foi o assunto abordado pelo mestre em administração e Presidente da Apae de Belo Horizonte, Sérgio Sampaio. Em sua apresentação, ele pontuou as dimensões da transparência, credibilidade, qualidade de serviço e capacidade de articulação política como essenciais para o bom andamento da gestão na entidade.
Em seguida, a advogada Maria Tereza Feldner de Barros, secretária executiva da Feapaes-MG, tratou da responsabilidade e atribuições dos dirigentes na organização administrativa da Apae. Ela chamou a atenção para a participação dos representantes da associação nos vários conselhos de direitos e da importância de conhecer o Estatuto, pois a atuação da Apae deve estar pautada nas suas determinações, além da observância da legislação em vigor.
A organização dos serviços da Apae foi tratada pela psicóloga e gerente técnica da Apae de Pedro Leopoldo, Isabel Cecília Magalhães. Isabel falou sobre o conceito de rede e abordou o processo de significação da educação especial e seus reflexos atuais na organização das escolas especiais das Apaes. Segundo ela, se a integralidade de ações for bem fica mais fácil cuidar da sustentabilidade institucional.
Darci Fioravante, fisioterapeuta, apresentou a situação atual e perspectivas das Apaes credenciadas à Rede SUS. Ela informou que, atualmente, 134 Apaes estão integradas ao Sistema.
Os procedimentos e responsabilidade dos dirigentes quanto aos aspectos contábeis e financeiros da Apae foi tratado por Maria Helena Milagre Belo. Especialista em finanças e gerente financeira da Apae de Barbacena, ela reforçou a figura do presidente da Apae na concepção do plano de metas da entidade, auxiliar à elaboração do orçamento de forma real.
A palestra final ficou sob responsabilidade de Luciene Pereira de Carvalho, pedagoga, e Simone de Tassis Castro, assistente social. Elas orientaram as Apaes sobre a tipificação da rede socioassistencial, identificando seus serviços, programas e projetos. Simone fez uma apresentação sobre a Política de Assistência Social e destacou a importância das Apaes se debruçarem sobre a legislação da referida Política.
Trabalhos
Ao término da parte teórica, os trinta e quatro cursistas, representando 16 Apaes de diversas regionais do Estado, foram divididos em grupos para construírem a tipificação de suas Apaes. Os trabalhos em grupo tiveram início na tarde do sábado e se estenderam até o domingo, quando cada integrante apresentou a sua realidade e elaborou a adequação dos seus serviços e programas dentro dos parâmetros estabelecidos pela tipificação.
No encerramento do curso de gestão da Rede Apae, o Presidente Eduardo Barbosa reforçou a necessidade de profissionalização dos dirigentes em vista do compromisso da Rede Apae com a construção da autonomia e independência das pessoas com deficiência. O dirigente deve identificar todas as propostas de mudança que assegurem a sustentabilidade da instituição. Atualmente, as armas da Apae são organização e competência, concluiu.
O curso de Gestão de Apaes é oferecido pela Unidade Mineira da Universidade Coorporativa da Rede Apae (Uniapae-MG), e compreende a modalidade semi-presencial, dividido em 20 horas/aula no módulo à distância e 20 horas/aula presenciais. Segundo o coordenador da Uniapae-MG, Alberth Sant’anna, o módulo à distância consta de um estudo dirigido referente ao conteúdo de publicações da Feapaes-MG e legislações correspondentes às áreas da assistência social, saúde e educação