Apae
25/10/2011
Link copiado com sucesso!!!
No sábado, 22 de outubro, dirigentes das Apaes de Minas reuniram-se em Assembleia no Colégio São José, em Belo Horizonte, para eleger os membros da Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, para o triênio 2012- 2014.
A primeira parte do encontro foi destinada à apresentação do Relatório de Gestão elaborado pelo Presidente Sérgio Sampaio, que deixa o cargo após três anos à frente da Entidade. Segundo ele, as Apaes de Minas Gerais conquistaram uma posição de referência no cenário nacional porque são as entidades que mais produzem conhecimentos acerca da deficiência intelectual e múltipla.
Nas primeiras palavras dirigidas aos participantes da reunião, o presidente eleito, Eduardo Barbosa, destacou o empenho e o trabalho desenvolvido pelo presidente Sérgio e sua equipe, pela eficácia com que estruturaram os serviços e programas da Federação. A nossa meta é dar sequência ao que foi implantado, aprimorando o que já está em funcionamento, afirmou.
Após a aclamação unânime da chapa concorrente, Eduardo Barbosa pontuou os temas que nortearão a sua gestão, destacando as seguintes prioridades: consolidar o pacto de gestão firmado entre a Federação das Apaes de MG e a Apae de Belo Horizonte para formação de conhecimento para toda rede mineira das Apaes; fortalecer a UniApae mineira, braço técnico da Federação das Apaes de MG, que busca firmar termos de parceria e acordos de cooperação e intercâmbio técnico-científico e acadêmico com instituições de ensino e pesquisa com a finalidade de produzir e sistematizar novos conhecimentos sobre a deficiência intelectual e múltipla para capacitar profissionais que trabalham na rede apaeana e outras instituições; estimular o registro de experiências das Apaes; transformar a Escola de Pais em um programa estadual; aumentar a participação dos autodefensores nas instâncias do movimento; capacitar os Apaeanos como agentes sociais e representar o Movimento, no Brasil e no estrangeiro. A formação de cooperativas de trabalho de pessoas com deficiência e familiares, a Escola de Autodefensores e a política de monitoramento completam o plano de trabalho elaborado para os próximos três anos.
Para Maria Abadia, Conselheira Regional do Alto Paranaíba II, pioneira do movimento Apaeano, o momento não poderia ser mais oportuno para a volta de Eduardo Barbosa à Federação mineira. Ele é um Apaeano que tem compromisso com as pessoas com deficiência e suas famílias. Pelas várias lutas que estamos enfrentando em defesa da escola especial, tenho a convicção que é o momento ideal para o Eduardo assumir a Federação, disse.
Durante a abertura, foi encenada uma peça teatral protagonizada pelo grupo de mães integrantes da primeira turma da Escola de Pais, caracterizando os estágios que envolvem o nascimento de uma criança com deficiência. A Escola de Pais é um projeto pioneiro da Apae de Belo Horizonte e da Federação das Apaes de MG, sob a coordenação do Deputado Eduardo Barbosa, Presidente da Federação Nacional das Apaes, que criou um espaço de aprendizado para a família favorecendo a partilha de experiências e a busca de meios para lidar melhor com a problemática da deficiência.
A chapa eleita é constituída dos seguintes membros: Presidente: Eduardo Barbosa; Vice Presidente: Sérgio Sampaio; 1ª Diretora Secretária: Ana Paulina de Abreu; 2º Diretor Secretário: Sandro Cataldo da Mota; 1º Diretor Financeiro: Milton Gontijo Ferreira; Diretora Social: Maria das Graças Oliveira Ancelmo. Membros do Conselho Fiscal: Dr. José Slaib, Augusto Soares dos Santos, Luíza de Marilac Hosken Vieira Texeira, Milton José Machado, Márcia Ribeiro de Oliveira, Vera Nilce Maia Gonçalves. Conselho de Administração: Ana Maria Agostini (Alto Paranaíba I), Maria Abadia de Oliveira (Alto Paranaíba II), Celina Marques Mendes (Alto Rio Pardo), Terezinha do Carmo de Carvalho (Campo das Vertentes), Débora Gontijo Labore (Centro I), Maria Meyrie Vieira (Centro II), Armando Cândido Gomes (Centro IV), Girlene Gomes Ferreira (Centro V), Isamim Couto Gonçalves Coelho (Centro-Oeste I), Jawueline da Silva Pereira (Centro-Oeste II), Maria Nazaré de Carvalho Diniz (Centro-Oeste III), João Carlos Carneiro Marques (Circuito das Malhas), Wilson de Cássio Couto (Circuito das Águas I), Elane Medeiros do Espírito Santo (Circuito das Águas II), Lenir de Abreu (Médio São Francisco), Maria Aparecida Aguiar Adjuto (Noroeste Mineiro), Maria Saturnina Brasil (Norte I), Cirilo Figueiredo Moção (Norte II), Maria Paula Alberti Rodrigues dos Reis (Sudoeste I), Jorcelina Aparecida Ferreira (Sudoeste II), Mary Lucy D’Lorenzo Nardi (Sul I), Maria Rozilda de Gama Reis (Sul II), Célio Ferreira Alves (Três Vales), Ilka Fiori dos Santos (Triângulo Mineiro I), Aldino Cagnin (Triângulo Mineiro II), Maria da Glória Camilo Oliveira Meyer (Vale do Aço I), Mariene Gomes Botelho Valentim (Vale do Aço e Rio Doce), Aline Maria França (Vale do Suaçuí), Eunice Maria Danuri Jardini (Vale do Jequitinhonha), Stela Maris (Vale do Mucuri), Cláudia (Vale do Piranga), Lúcia Helena Gesteira Couto de Freitas (Zona da Mata I), Lívia Luz de Oliveira (Zona da Mata III).
A Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais promove e articula ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representa o movimento perante os órgãos estaduais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas Apaes mineiras, na perspectiva da inclusão social de seus usuários. A Federação foi fundada em assembleia em 11 de setembro de 1992 e hoje congrega 420 Apaes e 9 instituições co-irmãs. Essas instituições estão geograficamente distribuídas no Estado em 32 Conselhos Regionais.