Esses três fóruns aconteceram no último fim de semana, nas Apaes de Frutal, Carmo do Paranaíba e Araxá. Os Conselhos Regionais, apoiados pelas Apaes sedes, receberam todos os atores com cerimônia e festividade. Os fóruns contaram com a participação de autoridades locais e de toda rede apaeana regional.
O presidente da Federação do Estado, Sérgio Sampaio Bezerra, abriu o fórum com uma palestra elucidativa a respeito do tema central dos fóruns, que é a qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual. E, como embasamento, precisa-se conhecer o nível de satisfação dessas pessoas, sua produtividade, seu nível de autonomia e independência e sua participação social. O presidente continuou explicando sobre a metodologia adotada nos fóruns que é: em grupo separados, os autodefensores, seus familiares e os profissionais das Apaes discutem os seguintes temas: afetividade/sexualidade, BPC, envelhecimento e inclusão familiar, escolar e no trabalho.
Em seguida, o presidente da Federação Nacional das Apae, o Deputado Federal Eduardo Barbosa discursa sobre O QUE É A APAE e fala sobre o histórico do movimento apaeano. Depois de os grupos se reunirem e refletirem sobre todos os temas, os coordenadores estaduais do Programa de Autogestão, Autodefesa e Família, Luciene Carvalhais e Allison Vinícius, como moderadores, coordenam a plenária.. O evento, que dura todo o dia, é encerrado pelo presidente da Federação Nacional da Apaes.