Entre os dias 5 e 8 de abril, o Presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), Eduardo Barbosa, participou de uma agenda intensa de trabalho ministrando palestra nos Fóruns de Autogestão, Autodefesa e Família nos Conselhos Regionais das Apaes do Sudoeste I, Centro-Oeste I e Centro-Oeste III.
Carmo do Rio Claro
Na reunião com os mais de cem representantes das dez Apaes integrantes da regional Sudoeste I, na sexta-feira, 5, Eduardo Barbosa falou sobre o tema do Fórum, Tecnologia Assistiva, explicando que as tecnologias assistivas vieram para superar os comprometimentos relacionados à deficiência. Isso, segundo ele, faz com que os conhecimentos desenvolvidos na área sirvam para orientar as Apaes na organização de programas voltados à emancipação da pessoa com deficiência intelectual.
Na apresentação dos grupos, a mãe Antônia de Fátima Ezequiel, representando a Apae local, disse que a caminhada pelos direitos é lenta, mas satisfaz quando os nossos filhos passam a ser respeitados.
As Apaes que integram o conselho Sudoeste I são: Alpinópolis, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Guapé, Itaú de Minas, Passos, Piumhi, Pratápolis, São Sebastião do Paraíso e São Roque de Minas.
Lagoa da Prata
No dia seguinte (6), Eduardo Barbosa reiterou a importância das discussões do Fórum pela possibilidade de, com elas, alcançar garantias legais que transformem os recursos da tecnologia assistiva em políticas públicas acessíveis a todos os brasileiros com deficiência.
Durante a palestra, vários autodefensores contribuíram com suas ideias. Eduardo, da Apae de Oliveira, lembrou que as pessoas com deficiência querem participar das discussões internas na Apae. A gente existe, a gente não está jogado, afirmou.
Participaram do encontro as Apaes de Arcos, Bambuí, Divinópolis, Formiga, Iguatama, Japaraíba, Oliveira, Pains, Pimenta, Santo Antônio do Monte e São Francisco de Paula, integrantes do Conselho Regional Centro Oeste I, além da Apae anfitriã, e da conselheira Isamim Couto Gonçalves Coelho.
Campos Altos
Prestigiado com a presença do Prefeito Cláudio Donizete Freire, o Fórum das Apaes do Centro-Oeste III foi aberto pela conselheira Maria Nazaré de Carvalho Diniz. Em seu pronunciamento, ela lembrou a todos a necessidade de concretizar as ideias que envolvem a tecnologia assistiva em ações efetivas para melhorar a funcionalidade dos alunos das Apaes.
Reforçando o objetivo do trabalho que a Feapaes-MG vem divulgando na rede mineira das Apaes, Eduardo Barbosa falou da importância de reunir os integrantes do movimento Apaeano – família, gestores e profissionais, na definição das estratégias que beneficiem a qualidade de vida dos autodefensores. A escuta e atenção às necessidades dos nossos assistidos é que apontarão as contribuições da tecnologia assistiva para o desenvolvimento de uma vida ativa e independente, disse.
Na plenária final, o pai Édson Pereira, de Nova Serrana, destacou o princípio apontado pelo Deputado. A minha filha é que me traz a realidade. Muitas vezes reclamamos do que não temos, mas esquecemos de ouvir as necessidades deles, concluiu.
As Apaes integrantes da regional Centro-Oeste III são: Araújos, Bom Despacho, Campos Altos, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Luz, Moema, Nova Serrana e Perdigão.
Em cada encontro, os conselhos regionais elegeram dez mães e um casal de autodefensores para participar do II Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família, e do XII Congresso da Rede Mineira das Apaes, que irão acontecer de 11 a 13 de outubro, em Belo Horizonte.