A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada entre os dias 21 a 28 de agosto, cujo tema escolhido para este ano pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), em consulta à Rede Apaeana, é Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas, teve sua logomarca divulgada ontem, 26.
Segundo a Fenapaes, responsável pela criação do material de divulgação da Semana, A logo traz um desenho em movimento para simbolizar que a família está sempre unida no crescimento, na educação e na formação dos filhos. A arte procura mostrar a vitória sobre os preconceitos e a ideia de superação com o esteio e o completo protagonismo familiar.
No final de 2017, o Projeto de autoria do Superintendente Voluntário da Feapaes-MG e Deputado Federal Eduardo Barbosa que instituía a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla virou Lei (nº 13.585/2017).
Agora transformada em lei, a Semana Nacional contribuirá para a participação da sociedade no movimento em prol da inclusão das pessoas com deficiência, para a eliminação das desvantagens, para o combate à discriminação e para o reconhecimento das potencialidades das pessoas com deficiência, favorecendo momentos de reflexão a respeito da questão, afirmou Eduardo Barbosa.