A Apae de Belo Horizonte sediou no último sábado, 15, reunião com os integrantes da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), para repassar as últimas informações da Federação Nacional das Apaes e debater as metas e compromissos da Rede mineira das Apaes em 2013.
A abertura dos trabalhos foi conduzida pelo Presidente da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa, que destacou como principal desafio das Apaes de Minas Gerais a construção do documento referencial para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas Apaes. A nossa equipe técnica trabalha numa proposta curricular que possibilitará à a cada Apae favorecer o aprendizado das pessoas com deficiência intelectual e múltipla nas séries finais do Ensino Fundamental. Com isso, vamos atender a legislação e garantir a certificação e percurso acadêmico aos nossos alunos, disse.
O Vice-Presidente da Feapaes-MG, Sérgio Sampaio, explicou o funcionamento do Sistema Integrado de Gestão das Apaes (Siga), que visa promover o intercâmbio de gestores e de profissionais por meio de visitas às Apaes que desenvolvem boas práticas de gestão.
O coordenador da Política de Monitoramento e Acompanhamento das Ações das Apaes, professor Jarbas Feldner, divulgou os avanços da proposta no ano de 2012 e estabeleceu as metas para a implementação de práticas institucionais voltadas à melhoria da qualidade dos serviços do Movimento Apaeano.
Outras questões com destaque na pauta da reunião abordaram a situação das Escolas Especiais no Plano Nacional de Educação (PNE), a realização do Fórum Estadual de Autogestão, Autodefesa e Família e a situação funcional dos professores que atuam nas Apaes de Minas Gerais.
Consultores técnicos
Simultaneamente à reunião do Conselho de Administração, as coordenadoras técnicas da Feapaes-MG, Marli Duarte e Júnia Lima, conduziram uma reunião de trabalho com as consultoras técnicas dos Conselhos Regionais para construção dos documentos que balizarão a proposta de referencial curricular que subsidiará na aplicação da EJA nas Apaes, no segundo segmento do Ensino Fundamental.