Na quinta-feira, 17, o presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), Eduardo Barbosa, esteve em Tiradentes para participar de reunião de trabalho com os representantes das Apaes da regional do Campo das Vertentes.
Recepcionado na sede da Apae local pela presidente Bernadete da Costa e a diretora Kênia Palacini, ele iniciou o encontro apresentando a nova proposta que a Feapes-MG desenvolveu para a organização das escolas especiais das Apaes. Elaborada a partir dos mais recentes estudos sobre o diagnóstico funcional da deficiência, o projeto defendido junto à Secretaria de Estado de Educação prioriza uma proposta pedagógica diferenciada para o público com deficiência intelectual ou múltipla. Defendemos a existência de uma escola especializada que defina uma trajetória de educação infantil e de ensino fundamental, oferecendo percurso e certificação para os nossos alunos, justificou.
Pouso Alegre
No dia seguinte, no município de Pouso Alegre, o presidente se uniu aos seus companheiros e companheiras do Circuito das Malhas para promover a eleição do representante das Apaes da região no Conselho de Administração da Feapaes-MG. Por unanimidade, foi escolhida a educadora Maria Taiza Rezende, diretora da Apae de Borda da Mata, para assumir a posição de conselheira regional.
Aos representantes das nove entidades integrantes do Conselho, Eduardo Barbosa lembrou sobre a importância da figura do conselheiro regional tanto para a integração geográfica das Apaes quanto para o acesso a informações necessárias ao funcionamento das entidades. Além do mais, o conselheiro participa, diretamente, da construção das diretrizes e políticas públicas voltadas à qualidade de vida dos nossos atendidos, disse.
Segundo Eduardo Barbosa, as discussões desenvolvidas com as Apaes do dois Conselhos foi motivada pela disposição da Feapaes-MG em investir na qualidade da educação oferecida às pessoas com deficiência, sinalizando que o tema precisa estar incluído nos Planos de Ação das entidades filiadas.
Acompanharam o deputado na viagem, a secretária executiva da Feapaes-MG, Maria Tereza Feldner, e a coordenadora pedagógica da entidade, Junia de Jesus Lima.