A Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG) promoveu, em Belo Horizonte, entre os dias 22 e 24, o curso de atualização Gestão de Apae: Concepção, Instrumentos e Práticas. O evento aconteceu no auditório da Apae de Belo Horizonte e contou com a presença de presidentes, diretores e técnicos de 15 entidades filiadas à Feapaes-MG.
O Presidente da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa, falou sobre as ferramentas de gestão e explicou a importância desse conhecimento na administração das organizações sociais. Para ele, o investimento no processo de gestão é essencial para o sucesso da Apae. As nossas associações precisam ser revitalizadas em suas práticas institucionais para que não se fragilizem os seus compromissos com a emancipação das pessoas com deficiência, disse.
Sérgio Sampaio, Vice-Presidente da Feapaes-MG, falou sobre gestão estratégica. De acordo com ele, no Movimento, ter visão estratégica significa tomar decisões coerentes com a missão da Apae. O conteúdo programático do curso abordou, também, os temas Organização Administrativa-Jurídica, por Maria Tereza Feldner; Organização de Serviços, por Isabel Cecília Oliveira Magalhães; A Apae na Rede SUS, por Darci Fioravante Barros; Aspectos Contábeis-Financeiros, por Helena Maria Milagres Belo; Tipificação da Rede Sócioassistencial, por Simone de Tassis Castro e Luciene de Carvalho. Ao final da etapa teórica, os cursistas dividiram-se em grupos de trabalho para construir a proposta de identificação dos programas, projetos e serviços que competem à cada Apae.
Após as apresentações, Eduardo Barbosa aproveitou o momento para tecer suas considerações finais sobre o encontro. Em sua opinião, o gestor deve priorizar o planejamento que venha fortalecer a proposição central das Apaes. O objetivo final da gestão é trazer a pessoa com deficiência intelectual para a cidadania plena, comentou.
Participaram do curso 25 Apaeanos de Água Boa, Baependi, Carbonita, Cláudio, Cruzília, Espinosa, Mateus Leme, Nova Serrana, Olhos D’Água, Ouro Fino, Peçanha, Pedro Leopoldo, Santa Luzia, São João Del Rei, e uma representante da Sociedade de Proteção ao Excepcional, entidade análoga filiada à Feapaes-MG.