A Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG) encerrou os trabalhos de 2012 com a capacitação de quase 250 pessoas, entre familiares, representantes do poder público, voluntários e pessoas com deficiência. Essa atividade colocou em prática a nova estratégia desenvolvida pela Feapaes para fundação de novas Apaes.
Segundo o presidente da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa, a meta do novo modelo para fundação de novas Apaes é a construção de um Plano Estratégico municipal voltado às pessoas com deficiência intelectual e múltipla de maneira a favorecer a continuidade das ações da nova entidade e o fortalecimento do seu espírito associativo.
Sob a coordenação das consultoras técnicas da Feapaes-MG, Marli Duarte Silva e Júnia Ângela Lima, a capacitação presencial foi realizada em sete municípios, na área de influência dos Conselhos Regionais do Vale do Aço e Rio Doce, Vale do Mucuri, Vale do Suaçuí, Zona da Mata 1 e dos Centros 2 e 4.
O objetivo da proposta é a conscientização da comunidade sobre a necessidade da Apae, a partir da definição do seu campo de atuação, o público alvo e o financiamento dos serviços e atendimentos.
A constituição da nova Apae está condicionada à sistematização desse planejamento que, quando finalizado, passará por um parecer técnico da Federação, antes da formalização do processo de filiação.
Concluíram todas as etapas do processo as cidades de Alvarenga, Bonfim, Caetanópolis, Cipotânea, Ouro Verde de Minas, Senhora de Oliveira e Senhora do Porto.