O Presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), Eduardo Barbosa, esteve em audiência nesta quarta-feira (26) com a Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, para convidá-la a participar do II Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família e do XII Congresso da Rede Mineira. A Ministra confirmou sua participação.
Eleonora Menicucci fará palestra sobre o tema O protagonismo da mulher, mãe de pessoa com deficiência e vítima de discriminação e violência, no dia 11 de outubro de 2013, às 14 horas. Eduardo Barbosa também a convidou para participar da abertura do II Fórum Mineiro e do XII Congresso, que ocorrerá no dia 11 de outubro, às 9 horas da manhã.
O II Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família vai acontecer simultaneamente com o XII Congresso da Rede Mineira das Apaes, no período de 11 a 13 de outubro de 2013, no Minascentro, em Belo Horizonte. Os eventos são uma realização da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG).
O evento
O II Fórum será um desdobramento dos 425 fóruns locais e 35 Fóruns Regionais das Apaes cuja centralidade é promover reflexões entre as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, suas famílias e os profissionais da Rede Apaeana. Assim, o II Fórum vai fortalecer e dar 'vez e voz' aos seus participantes munindo-os de conhecimento para que sejam defensores de seus próprios direitos. Neste Fórum está prevista a presença de, aproximadamente, de 500 pessoas.
O XII Congresso da Rede Mineira das Apaes terá como tema Tecnologias Assistivas promovendo o desenvolvimento humano da pessoa com deficiência intelectual. O objetivo é promover aos congressistas conhecimento e reflexão a respeito das tecnologias assistivas aplicadas no processo de aprendizagem, nas atividades de vida diária, nas atividades ocupacionais e na inserção no mercado de trabalho das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Cerca de 1.700 pessoas participarão das atividades previstas para este Congresso que contará com 3 Conferências e 7 Eixos Temáticos.
A Feapaes-MG é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que congrega 425 filiadas organizadas em 35 Conselhos Regionais, cada um composto, em média por 12 Apaes. São atendidas aproximadamente 78.396 pessoas com deficiência e 304.994 famílias. A meta da Feapaes-MG é valorizar a pessoa com deficiência intelectual e múltipla e sua família. Conhecendo suas necessidades, dificuldades e aspirações, constrói estratégias para incentivar o exercício da sua autonomia e independência, contando com a participação e o apoio da família.