Com o encerramento das atividades da terceira turma do curso de atualização Educação Especial no Espaço da Escola Especial das Apaes, realizado dos dias 21 a 23 de maio, em Belo Horizonte, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerias (Feapaes-MG), comemora a mobilização da rede em torno da proposta de capacitar diretores e educadores na organização dos serviços oferecidos pela entidade, segundo as diretrizes da Política de Atenção Integral e Integrada para as Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, desenvolvida pela própria Feapaes-MG.
Convidado para a palestra de abertura do evento, o Presidente da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa, destacou que a elaboração da nova proposta da Escola Especial das Apaes é fruto de um trabalho intenso e participativo entre a equipe da Federação e os articuladores das 35 regionais que compõem o Movimento de Minas Gerais. Para ele, os apaeanos que abraçarem essa proposta serão os agentes de proposição e mudança do princípio de tutela que, historicamente, rotulou as pessoas com deficiência. Não podemos mais admitir a vivência pedagógica de atos contínuos e repetitivos que não oferecem perspectivas de emancipação e autonomia para os nossos alunos dentro de nossas instituições, lembrou.
Eduardo Barbosa ressaltou também que a população com deficiência intelectual usufrui das mesmas prerrogativas elencadas na Declaração Universal dos Direitos Humanos e, justamente por isso, exige um posicionamento claro e honesto por parte do poder público quanto ao seu percurso educacional. Queremos avançar na definição de um espaço único para a escola especial. Por isso, defendemos a delimitação do papel da Apae dentro do sistema de ensino de modo a garantir serviços diferenciados e adequados ao público que necessita de uma abordagem pedagógica inexistente na escola comum, afirmou.
Discutindo temas que abrangem desde a implantação do novo processo de organização da escola em ciclos de aprendizagem até a devida adequação dos documentos escolares de acordo com as legislações vigentes, o curso de atualização capacitou, até o momento, mais de trezentos profissionais de 230 Apaes. Nesse último encontro, o evento contou com a presença especial dos autodefensores estaduais Mírian Moreira Jorge e Kléber Ferreira Souto, das regionais Zona da Mata 1 e Vale do Aço, respectivamente.
O início dos trabalhos da próxima turma do curso de atualização já está marcado para o dia 11 de junho. Os interessados já podem se inscrever pelo site da Unidade Coorporativa das Apaes-MG, no endereço www.uniapaemg.org.br