Na manhã da última sexta-feira, 03, parte da equipe da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG) se reuniu com representantes de cinco Apaes mineiras para avaliar e discutir propostas para os programas Escola de Pais e Escola de Autodefensores. O encontro aconteceu com os coordenadores desses programas das Apaes de Belo Horizonte, Itaúna, Piumhi, São Domingos do Prata e São João del-Rei, na sede da Apae BH.
Durante a reunião, o Presidente da Feapaes-MG Eduardo Barbosa falou aos presentes sobre a importância da Escola de Pais e de Autodefensores para a Rede Mineira das Apaes, uma vez que os programas buscam, há seis anos, a promoção e a garantia dos direitos da pessoa com deficiência. Considerando a relevância desses programas para a Rede, temos que repensar a proposta inicial para propor ao Movimento uma nova metodologia, voltada para uma lógica cidadã. A Escola de Pais e de Autodefensores devem beneficiar os usuários no sentido da autonomia, autoestima e empoderamento, disse.
No período da tarde, os representantes das cinco Apaes apresentaram a avaliação dos Programas, por meio de um instrumento preenchido previamente. Assim, puderam refletir e discutir novas propostas para o aprimoramento dessas atividades.
As Apaes que participaram deste encontro foram escolhidas seguindo o critério de maior número de turmas formadas nesses programas. Os resultados da avaliação serão apresentados na Reunião do Conselhos das Apaes, no próximo dia 13.