Na manhã desta segunda, 25, profissionais e pessoas com deficiência das Apaes mineiras acompanharam a videoconferência Formação de Autodefensores. Com o objetivo de contribuir para essa formação e nortear o exercício das funções dos Autodefensores na Apae e sociedade, a videoconferência foi conduzida pelo Presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), Eduardo Barbosa.
Participaram da videoconferência mais de 450 pessoas representando 183 Apaes mineiras, com transmissão para 74 polos da Uaitec, parceira da Feapaes-MG e do Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG na realização das videoconferências. O ponto alto do bate-papo se deu com a participação de pessoas com deficiência e autodefensores das Apaes de Ipatinga, Três Pontas, Frutal, Juatuba, Presidente Olegário, Manhumirim, Nova Serrana, Pedra Azul, Itaúna, Patos de Minas, João Monlevade, Curvelo e Pará de Minas, que contribuíram para a discussão com o seu ponto de vista sobre o papel da família, seus direitos e deveres, os obstáculos físicos e sociais enfrentados pela pessoa com deficiência, e outros.
Um dos depoimentos que marcaram a videoconferência foi do Wellington, Autodefensor da Apae de Presidente Olegário, que falou sobre morar sozinho, como conseguiu financiar sua casa própria, como economizar e manter casa com o BPC, além de outras experiências que são exemplos de autonomia e independência.