A Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais participou da X Conferência Municipal de Assistência Social promovido pela Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS-BH) que aconteceu nos dias 26 e 27 de junho.
O tema da X Conferência foi A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Suas. Estavam presentes: a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-MG), a Secretaria Municipal de Políticas Sociais (SMPS), a Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social (SMAAS) e o Conselho Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte (CMAS-BH).
A Feapaes-MG foi representada pela coordenadora da Uniapae Mineira, Natália Lacerda. Já a Apae-BH foi representada pelo presidente, Sérgio Sampaio; pela coordenadora de Ações Integrais e Integradas para o Desenvolvimento Humano da Pessoa com Deficiência Intelectual, Patrícia Valadares; pela gerente de Autogestão, Autodefesa e Família, Luciene Carvalhais e pelas alunas da Apae-BH, Dalva Maria do Carmo e Maria da Conceição Pires.
No primeiro dia do evento, a professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Viviane Souza e o secretário Municipal Adjunto de Assistência Social, Marcelo Alves Mourão, apresentaram um painel temático sobre a X Conferência Municipal. Já no segundo dia, as plenárias temáticas trataram dos eixos consolidados nas deliberações da pré-conferência, sendo: o Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social; a Gestão do Suas: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão do Trabalho; Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e dos Benefícios do Suas; Gestão dos Benefícios no Suas e Regionalização.
Durante os debates, a coordenadora de Ações Integrais e Integradas para o Desenvolvimento Humano da Pessoa com Deficiência Intelectual da Apae-BH comentou sobre a intervenção do judiciário na competência do Suas.
Já na plenária final foram tratadas as deliberações referente as propostas apontadas nas plenárias temáticas e a apresentação dos delegados municipais indicados para a X Conferência Estadual de Assistência Social do Estado de Minas Gerais.
A X Conferência Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte constitui-se em instância que tem por atribuição a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Suas e tem por objetivo analisar, propor e deliberar, com base na avaliação municipal, as diretrizes para gestão e financiamento do Suas.