Foi inaugurado na manhã de segunda-feira, 05 de novembro, o Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira – CER IV, no bairro Europa, em Contagem-MG. A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou parceria com a Apae de Belo Horizonte, que será responsável pela gestão do local.
O CER IV é destinado à ampliação dos serviços de saúde direcionados às pessoas com deficiência e a previsão é que esse centro atenda cerca de 700 pacientes por mês. Além de Contagem, somente Diamantina possui CER IV. Na cerimônia de inauguração, foi entregue o que há de mais moderno em tratamento e diagnóstico para pessoas com deficiência.
O Centro Especializado em Reabilitação de Contagem é incluído na categoria IV por atender quatro tipos de deficiência: física, visual, intelectual e auditiva. No local ainda há uma oficina ortopédica, construída para confecção de órteses e próteses dos usuários assistidos.
A inauguração foi um grande sucesso. Estiveram presentes o Presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), Prof. Jarbas Feldner de Barros; o Superintendente Voluntário da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa; o Gestor Administrativo-Financeiro da Feapaes-MG, Milton Gontijo; a Presidente da Apae BH, Judith Magalhães; o Superintendente da Apae BH e Gestor Administrativo do CER IV, Valter Henrique Veiga Macedo; a Gestora de Saúde do CER IV, Daniela Teodoro, e a Banda da Diversidade, formada por usuários da Apae BH. A cerimônia contou também com a participação do Prefeito Municipal de Contagem, Alex de Freitas, do Vice-Prefeito, William Barreiro, e do Secretário de Saúde do município, Cleber de Faria Silva.
Durante esta semana os profissionais contratados estão passando por um treinamento na sede da Apae BH. Após a capacitação, a previsão é de que o CER IV entre em funcionamento em 19 de novembro.
A Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais deseja sucesso à Apae de Belo Horizonte e à Prefeitura de Contagem na execução desse projeto fundamental para a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência da região.