Entre os dias 27 e 30 de outubro, foi realizado em Belo Horizonte o V Congresso Paradesportivo Internacional. O encontro, que é considerado o maior evento científico do país sobre o paradesporto, constitui-se como um espaço de reflexão sobre o fenômeno do desporto paralímpico nas suas diferentes manifestações, enfocando questões atuais que interessam a estudantes, professores e demais profissionais da área.
A Coordenadora de Linguagens Alternativas da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), Bruna Campos, marcou presença nesta edição do Congresso. A participação no V congresso paradesportivo internacional ampliou os olhares sobre o paradesporto, os benefícios do esporte para a habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência, além de expandir e atualizar os conceitos relacionados aos recursos a serem utilizados no treinamento de nossos usuários na preparação e prática desportiva, disse.
Linguagens Alternativas
Considerando a potencialidade interdisciplinar das áreas de Artes e Esportes, e suas amplas contribuições para o desenvolvimento físico, motor, social, afetivo e comunicativo das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a Feapaes-MG notou a necessidade de explorar o exercício dessas atividades na Rede Apaeana, por meio da Coordenação de Linguagens Alternativas. Desta forma, os usuários das Apaes podem se desenvolver a partir de práticas que os propiciem significar o mundo com recursos que respeitem e se adaptem a suas vivências, através de recursos alternativos que são naturais dessas áreas (recursos visuais, auditivos, práticas corporais, jogos, brincadeiras, ludicidade, etc.).