Na última segunda-feira, 26 de março, foi realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) uma Audiência Pública em celebração ao Dia Estadual das Apaes, comemorado em 25 de março. A Audiência foi solicitada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALMG, e contou com a participação do Conselheiro Consultivo da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG) e Superintendente Voluntário do Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG, Eduardo Barbosa, bem como da Assistente Social e Consultora Técnica do IEP UNIAPAE-MG, Maria Juanita Pimenta, esta última representando o Presidente da Feapaes-MG, Prof. Jarbas Feldner de Barros.
Em seus pronunciamentos, ambos abordaram a falta de regularidade no repasse dos recursos públicos para as Apaes mineiras, um dos principais dificultadores da parceria. A relação técnica (com o Estado) é muito positiva, mas deixa a desejar na questão financeira, disse Eduardo Barbosa.
O Conselheiro Consultivo destacou a parceria de cessão de professores, observando a necessidade de o Estado disponibilizar professores de artes e educação física para Apaes. Nas áreas de saúde e assistência social, ele solicitou mais regularidade no repasse de recursos para o Programa de Intervenção Precoce Avançado (Pipa) e o CasaLar, lamentando o atraso de pagamento do Pipa e a insuficiência de recursos para as 41 Casas Lares, que recebem R$ 1.666,00 por pessoa atendida, mas o custo efetivo do serviço, por pessoa, é de R$ 2.373,00.
Segundo a representante da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Tatiane Patrícia dos Reis Sanção, diretora de Proteção Social de Alta Complexidade, o Estado vai renovar os contratos com as instituições dentro do programa Casa Lar. Os atuais contratos têm vigência apenas até outubro.
A Audiência também contou com uma belíssima apresentação do coral da Apae de Belo Horizonte, Vozes da Apae.