José Justino F. Alves Pereira (Dr. Justino), falecido em Londrina no dia 17 de novembro do corrente ano, deixou um marco de amor, de exemplos, cravado no coração da sua família, das suas cidades: Ibiporâ, Miraí-MG, no Estado do Paraná e até no nosso Brasil.
Homem, reconhecido de invejável capacidade, desprendimento e sensibilidade humana e social.
Médico dedicado, Político honrado, idealista, pai extremoso, voltado aos seus e aos seus familiares Alves Pereira, Nogueira, Figueiredo, Mendes e Filgueiras.
Enfim, um paradigma de bondades e afetos.
Vereador em Ibiporã, Secretário de Saúde (Governo Ney Braga). Deputado Estadual e Federal. Como Deputado Federal foi autor e responsável por implantar na Constituição de 1967, as Leis Básicas de proteção e extensão de Benefícios aos Portadores de Necessidades Especiais, no nosso País, que até então não existiam.
- Co-Fundador das APAES no Brasil e particularmente de Ibiporã, Curitiba e ILECE de Londrina.
Quando Alipio Dutra, era Provedor do Hospital de Miraí, o mesmo estava com uma séria crise financeira. Coincidentemente, Justino era Chefe de Gabinete do Ministro da Saúde de então.
Nesta oportunidade conseguiu verbas e auxílios que contribuíram para sua recuperação.
Posteriormente, foi até homenageado significativamente, na nossa querida cidade.
- É de sua autoria uma frase conhecida, nacionalmente, que diz o seguinte:
Não trocamos nosso filho excepcional por nenhuma fortuna deste mundo, mas daríamos toda fortuna do mundo para Evitar que alguém tenha um filho excepcional e para que, caso o tenha não sinta as limitações sociais e legais que sentimos até hoje
Este, foi o Homem que soube honrar a sua longa vida e para muitos tão breve.