Convidado para acompanhar os eventos que marcaram o encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, Eduardo Barbosa, Presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), esteve na última sexta-feira, 24, na Apae de Belo Horizonte.
A Associação organizou duas apresentações, no turno da manhã e tarde, para exibir as atividades desenvolvidas no dia-a-dia pelos seus alunos dentro dos programas de envelhecimento saudável, emprego e renda, lazer e aprendizado educacional.
O evento iniciou-se com uma dramatização conduzida pelos próprios alunos demonstrando a trajetória da pessoa com deficiência dentro da Apae BH, desde a entrada na escola até atingir o mercado de trabalho. A importância desse percurso foi destacada no depoimento do jovem Bruno, ex-integrante das oficinas profissionalizantes, que falou da sua experiência profissional. Já tenho cinco meses de carteira assinada. Com o salário comprei minha roupa. Estou feliz demais!, declarou.
Em seguida, Eduardo Barbosa coordenou a plenária na quadra esportiva com todos os alunos, Diretora Executiva, funcionários e corpo técnico da Apae BH. Ele fez uma síntese dos recursos oferecidos aos alunos da entidade, à luz do tema da Semana: Em busca de igualdade. Estamos Aqui!. Para ele, a mensagem convida a não olhar apenas a aparência, mas a enxergar além da deficiência para aceitar e compreender as formas não convencionais que a sociedade tem de lidar com o mundo. Ser igual é um exercício diário. A convivência diária com a pessoa com deficiência nos permite enxergar as qualidades de cada indivíduo, concluiu.
O mesmo sentimento de Eduardo Barbosa foi materializado na fala de Soraia, integrante do programa de Envelhecimento Saudável. Questionada pelo Presidente da Feapaes-MG sobre o que ela considerava como atitude positiva dos outros, disse: ajudar, cooperar, dar amor, carinho e compreensão, isso levanta o astral.