Em mais uma etapa do II Fórum Regional de Autogestão, Autodefesa e Família, o Presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), Eduardo Barbosa, foi ao Clube Art de Tupaciguara no último sábado (11) para proferir palestra sobre o tema Tecnologia Assistiva. Eduardo Barbosa apresentou as oportunidades de inclusão social que se abrem ao público alvo das Apaes a partir do acesso a estratégias, recursos e práticas relacionadas à área.
Representando a Apae de Tupaciguara, o professor Jarbas Feldner de Barros apresentou o seu depoimento sob o ponto de vista das famílias. 'Estamos aqui para tratar de um assunto que tem tudo para garantir uma vida mais participativa e feliz aos nossos filhos', afirmou.
Organizadora do encontro, a conselheira regional, Ilka Fiori dos Santos, destacou que a apropriação de novos conhecimentos é uma grande preocupação entre as Apaes participantes do Conselho Regional Triângulo Mineiro I: Araguari, Araporã, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Centralina, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Prata, Santa Vitória, Tupaciguara e Uberlândia. O trabalho que o Conselho vem realizando há vários anos visa assimilar ideias modernas que contribuam para melhores ações de atendimento entre as nossas filiadas', disse.
Veículo
Após o evento, o Município apresentou o novo veículo que vai garantir meio de transporte às pessoas com deficiência que recebem atendimento na unidade de serviços da rede socioassistencial do Município – Apae. Os recursos para a aquisição do veículo são de emenda individual do Deputado Federal Eduardo Barbosa, apresentada ao Orçamento Geral da União em 2008, no valor de R$ 210.000,00. A emenda resultou em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e contou com a contrapartida financeira do Município, no valor de R$ 82.000,00.
As emendas apresentadas pelo Deputado Eduardo Barbosa compreendem um amplo projeto de acessibilidade para garantir meio de transporte às pessoas com deficiência e família atendidas nas Apaes mineiras.
Nepomuceno
A agenda de trinta e cinco palestras sob a responsabilidade do Presidente da Feapaes-MG teve continuidade no dia 13, segunda-feira, em compromisso que aconteceu no Centro Pastoral Mãe Rainha, em Nepomuceno, Município sede do Conselho das Apaes do Sudoeste II.
O encontro contou com a participação das Apaes de Bom Sucesso, Campo Belo, Candeias, Carmo da Cachoeira, Cristais, Ilicínea, Lavras e Perdões, reunindo cerca de 100 pessoas entre autodefensores, familiares e profissionais para discutir o tema relacionado à inclusão social das pessoas com deficiência.
De acordo com Eduardo Barbosa, a melhor maneira de fazer a Apae presente na vida das famílias é desencadeando ações práticas quanto à utilização das tecnologias assistivas. O parlamentar também fez um balanço dos Fóruns já realizados e disse que 2013 será o ano no qual a rede mineira das Apaes deve, de maneira mais enfática, voltar-se para a qualificação dos seus serviços. Já realizamos 21 encontros e posso assegurar que em cada um deles construímos as condições necessárias para que o princípio da funcionalidade do indivíduo não passe despercebido por nossas instituições, destacou.
Entendo que devemos ocupar o nosso lugar de direito usufruindo dos recursos de apoio para as nossas atividades diárias, citou Marilda Francisco dos Santos, autodefensora estadual da Feapaes-MG (triênio 2009-2011), que compareceu à cerimônia de abertura ao lado de Jorcelina Aparecida Ferreira, Presidente da Apae de Nepomuceno e conselheira regional; Darcy Zacaroni Lourençoni, Diretora da entidade; Selma Lobo Aguiar, consultora técnica regional; Adnilson Alexandre Silva, chefe de gabinete da Prefeitura e Maria José Soares, Secretária Municipal de Educação.