Eleito presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, para o triênio 2012-2014, Eduardo Barbosa convocou a primeira reunião dos grupos de técnicos e de colaboradores que integram sua equipe de trabalho.
Durante o encontro foram apresentados os projetos e ações definidos para os próximos três anos, cujas metas incluem: solidificação do pacto de gestão firmado com a Apae de Belo Horizonte; fortalecimento da UniApae mineira, transformação a Escola de Pais num programa estadual; aumento da participação dos autodefensores nas instâncias do movimento; capacitação dos integrantes da Rede Apaeana como agentes sociais; formação de cooperativas de trabalho de pessoas com deficiência e familiares; implantação da Escola de Autodefensores; e a ampliação da política de monitoramento da Rede.
Falando do seu retorno à presidência da Federação, Eduardo Barbosa apresentou as prioridades do atual mandato. Com muita disposição e tranquilidade, falou sobre a nova missão e vontade de implantar grandes ideias que venham promover avanços nas políticas públicas voltadas aos usuários da Apaes e suas famílias -Pretendo liderar um debate sobre a ampliação dos direitos das pessoas com deficiência que envolva a sua participação direta, visando uma plena inclusão social e o respeito à sua autonomia, disse.
A Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais é responsável pela realização de ações de interesse das Apaes, estabelecendo canais de interlocução com os vários atores sociais e auxiliando na construção de políticasjunto às Secretarias de Estado e outros órgãos da administração pública. Também, promove eventos que congregam as entidades e favorecem a inclusão social das pessoas com deficiência, a exemplo do Congresso Estadual, Festival Nossa Arte e a Olimpíada Estadual.Atualmente, a instituição congrega 420 Apaes e 9 instituições co-irmãs, stão geograficamente distribuídas por Minas Gerais em 34 Conselhos Regionais.
Adinilson Marins, coordenador nacional do Programa de Autogestão, Autodefesa e Família, e Alison Vinícius, presidente da Apae de Florestal, pessoas com deficiência, participaram da reunião que tratou da criação da Escola de Autodefensores.
A equipe da Federação é assim composta:
Secretaria Executiva e Procuradoria Jurídica: Maria Tereza Feldner
Área Financeira e Prestação de Contas: Cleonice Simão
Consultoria Técnica: Júnia Ângela de Jesus Lima e Marli Helena Duarte
Relacionamento com as Filiadas - Sala de Soluções: Bruna Morato Israel e Janaína Vieira
Unidade Mineira da UNIAPAE: Alberth San’tana
Acompanhamento e Monitoramento de Ações: Jarbas Feldner
Autodefensores Estaduais: Kleber Ferreira Souto e Miriam Moreira Jorge
Colaboradores: Maria do Carmo Menicucci e José Alberto Cascão
Ações desenvolvidas por meio do Pacto de Gestão com a Apae-BH:
Arte-Educação: Idelino Alves Júnior
Autogestão, Autodefesa e Família: Luciene Carvalhais