A Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), realizou, na última quinta-feira (31), a sua primeira reunião técnica de 2013 na sede da Apae de Belo Horizonte para elaborar o planejamento das atividades para este ano.
A reunião foi aberta pelo Presidente da Federação, Eduardo Barbosa, que falou sobre o fortalecimento da parceira entre a Feapaes-MG e a Apae BH com vista à implantação dos serviços de referência para a Rede mineira das Apaes, no atendimento à pessoa com deficiência intelectual. Outro ponto destacado pelo Presidente diz respeito à realização dos Fóruns Regionais de Autogestão, Autodefesa e Família. Para ele, é necessário que os encontros atinjam o objetivo central de permitir aos pais uma visão ampliada quanto aos posicionamentos políticos do movimento Apaeano.
Eduardo Barbosa solicitou ainda o empenho de toda a equipe na organização do II Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família e XII Congresso da Rede Mineira das Apaes, que serão realizados entre 11 e 13 de outubro, no Minascentro, em Belo Horizonte, cujas palestras e cursos envolverão o tema tecnologias assistivas auxiliares ao desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
A coordenadoria técnica da Feapaes-MG apresentou a versão preliminar do documento que servirá de referência às Apaes para desenvolverem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), anos finais, em suas escolas. Nomeado Referencial Curricular para Educação de Jovens e Adultos 2º segmento do Ensino Fundamental, o documento ainda está em fase de construção e, após finalizado, a próxima etapa será a elaboração de estratégias para divulgação do mesmo junto à Rede.
Também foram apresentados o balanço financeiro da entidade em 2012 e o relatório de avaliação do atendimento oferecido às filiadas por meio da Sala de Soluções. A unidade mineira da Universidade Coorporativa da Rede Apae (Uniapae-MG), exibiu o portfólio de cursos realizados no ano passado. Em evidência, a grande adesão das filiadas no curso de atualização que tratou da Educação Especial no Espaço da Escola Especial, capacitando 465 profissionais das Apaes.
Participaram da reunião funcionários e colaboradores da entidade como a professora Maria do Carmo Menicucci, da área pedagógica; Alberth Sant’anna, representando a Uniapae; Maria Tereza Feldner de Barros, Secretária Executiva e Procuradora Jurídica da entidade; Marli Duarte Silva, consultora técnica; Cleonice Simões, do setor financeiro; Bruna e Janaína, da Sala de Soluções; Sérgio Sampaio, Vice-Presidente da Feapaes-MG, entre outros.
A Feapaes-MG comunica que a ficha de inscrição e a programação científica para o II Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família e XII Congresso da Rede Mineira das Apaes já se encontram disponíveis no site www.forumecongressodasapaesmg.com.br.