A Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG) promoveu no sábado, 5, no auditório do Colégio Loyola, em Belo Horizonte, assembleia geral para aprovação de contas da entidade e apresentação das propostas com as alterações no seu Estatuto. As mudanças para a adequação ao documento proposto pela Federação Nacional das Apaes abrangem um amplo espectro de posicionamentos que vão desde o estabelecimento da missão da Federação do Estado até a adoção do conceito mais moderno para o termo pessoa com deficiência, explicou o presidente da entidade, Eduardo Barbosa.
O comparecimento de um expressivo número de Apaes garantiu a representatividade que a Feapaes-MG almejava com a convocação para a reunião. Para Eduardo Barbosa, a diversidade regional das entidades presentes ao encontro é essencial para que o movimento Apaeano de Minas Gerais esteja legitimado quanto ao seu papel como organização de transformação social. Propomos estabelecer uma nova cultura de atenção, apoio e conhecimento em relação à deficiência intelectual. Para tal, caminhamos afinados aos princípios da Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência, disse.
Na sequência dos trabalhos a assembleia recepcionou a atual presidente da Federação Nacional das Apaes, professora Aracy Maria da Silva Lêdo. Militante do movimento das Apaes do Rio Grande do Sul, ela explicou que o seu primeiro ato foi planejar a visita às cinco regiões geográficas brasileiras para expor suas ideias e conhecer a realidade das Apaes. Na vida, as coisas não acontecem por passe de mágica. Ela têm uma história anterior que, no caso das Apaes, significa 58 anos de trabalho, co-responsabilidade e comprometimento social, afirmou.
Em sua exposição, a presidente da Fenapaes falou sobre as metas que nortearão o mandato para o triênio 2012-2014 (Gestão; Unidade de Ação; Descentralização; Diretoria como Conselho; Descentralização), e apresentou o tema escolhido para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla: Em busca da igualdade. Estamos aqui!
A adoção de um novo texto padrão para o Estatuto das Apaes objetiva a adequação às exigências da legislação civil em vigor no país e às normas adotadas pelos órgãos públicos. As mudanças propostas ao Estatuto da Feapaes-MG passaram pela apreciação dos representantes das entidades participantes e foram aprovadas em decisão unânime da assembleia.