Visando a capacitação dos integrantes do Movimento Apaeno mineiro nas novas diretrizes da educação especial e o papel das escolas das Apaes nesse processo, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feaspaes-MG), promoveu entre os dia 26 a 28 de março, no Secs-Venda Nova, em Belo Horizonte, o curso Educação Especial no Espaço da Escola Especial das Apaes.
Convidado para trazer as suas impressões sobre o tema, o presidente da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa, participou do evento na condição de palestrante durante a abertura dos trabalhos.
Estimulando os participantes a uma reflexão quanto ao papel das Apaes na emancipação social da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, Eduardo Barbosa falou sobre as ameaças para a delimitação do modelo que determina o espaço da escola especial. O atual momento histórico exige uma unidade de pensamento nas Apaes para contrapor os argumentos dos nossos detratores, disse.
Por outro lado, segundo ele, os vários atores que integram o Movimento Apaeano possuem a maturidade, as fontes de conhecimento e as experiências acumuladas necessárias para superar os entraves vividos nesse momento de mudança. A família, o corpo docente, os técnicos das várias áreas clínicas e os membros da diretoria detêm a capacidade de qualificar esse debate, garantindo a pluralidade pedagógica prevista na LDB e a construção de um Projeto Político Pedagógico adequado às necessidades específicas dos nossos alunos, destacou.
Após o término da apresentação, o encontro ficou sob a responsabilidade das pedagogas e consultoras técnicas da Feapaes-MG, Júnia Lima e Marli Duarte, a fisioterapeuta Darci Barbosa (secretária executiva da Apae de Belo Horizonte) e o professor Júnior Alves (gerente do Núcleo de Educação Inclusiva da Apae de Belo Horizonte), que trataram do processo de organização da escola em ciclos de aprendizagem, da organização da documentação escolar de acordo com as legislações vigentes e da proposta da Escola de Pais e Escola de Formação de Autodefensores.
O curso de atualização reuniu duzentos profissionais da área pedagógica e técnica, além de gestores das Apaes. Oferecido na modalidade semi-presencial, composta de uma parte presencial, com 24 horas/ aula, mais um módulo à distância, de 16 horas/ aula, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais já tem programado a formação de uma segunda turma em abril.