Organizado pelo Conselho das Apaes do Centro II, a Apae de Curvelo sediou no dia 18 de maio, nas instalações do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), o Fórum de Autogestão, Autodefesa e Família, com participação do Presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), Eduardo Barbosa. O evento, que debateu sobre tecnologias assistivas, reuniu mais de 100 pessoas, entre profissionais, gestores, familiares e pessoas com deficiência intelectual representando 10 entidades ligadas à regional.
O Presidente da Feapaes-MG explicou que a cada três anos o Movimento Apaeano escolhe uma temática para ser debatida pelas suas filiadas, com a contribuição da família e dos autodefensores. Os assuntos levantados nos Fóruns locais nos dão a condição de incorporar conceitos modernos e fundamentais para o melhor andamento do trabalho social e político das Apaes, disse Eduardo Barbosa.
A abertura do encontro contou com a fala dos convidados - a Diretora do Caic, Janete Pereira de Brito, o Presidente da Apae de Curvelo, Leonardo Lincoln Prates, a Diretora da Apae de Curvelo, Celmi Buitrago Aquino Matoso e a conselheira do Centro II, Maria Meyrie Vieira Zica. O evento também teve a apresentação da dança Mamulengo, executada pelos alunos do Núcleo de Trabalho, Emprego e Renda da Apae local.
A Diretora Celmi agradeceu o esforço das Apaes para comparecerem ao Fórum Regional. Meyrie, da Apae de Três Marias, destacou que o tema Tecnologia Assistiva é um desafio motivador para o Movimento porque traz novos recursos de apoio aos nossos atendidos.
O posicionamento foi reforçado pelo Presidente Leonardo, que trouxe o olhar agregado de pai e gestor da entidade. Ele falou que a família está à procura de estratégias que promovam a independência de seus filhos com deficiência. Vivemos de coração aberto para a pessoa com deficiência. Por isso, devemos conhecer mais as tecnologias assistivas e buscar possibilidades para que os nossos filhos tenham uma vida mais participativa e feliz, concluiu.
Participam do Conselho Regional Centro II as Apaes de Augusto de Lima, Cordisburgo, Corinto, Curvelo, Diamantina, Jequitibá, Felixlândia, Gouveia, Matozinhos, Monjolos, Santo Antônio do Itambé, Serro, Sete Lagoas, e Três Marias.
Frutal
Na segunda-feira, 20, a etapa seguinte do Fórum Regional foi realizada na cidade de Frutal, sede do Conselho das Apaes do Triângulo Mineiro II. O encontro aconteceu no anfiteatro da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e contou com a presença de representantes das Apaes de Carneirinho, Conceição das Alagoas, Conquista, Fronteira, Frutal, Itapagipe, Iturama, Limeira do Oeste, São Francisco de Sales e Uberaba.
Palestrante no evento, Eduardo Barbosa enfatizou que dirigentes e profissionais devem exercer uma escuta contínua e atenta em relação às experiências de vida dos autodefensores. A interação com a pessoa com deficiência intelectual e múltipla é fundamental para que os ambientes oferecidos pelas Apaes sejam construídos a favor de suas necessidades, afirmou.
Encerrados os trabalhos relativos à plenária final, foram escolhidos os dez familiares e o casal de autodefensores representantes da regional para participação no II Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família, evento conjunto ao XII Congresso da Rede Mineira das Apaes, que serão realizados de 11 a 13 de outubro de 2013, no Minascentro, em Belo Horizonte. As informações estão no site: http://www.forumecongressodasapaesmg.com.br .