Marcada pela maciça presença de familiares e a contagiante emoção dos formandos, a Apae de Itabira, terra de Carlos Drummond de Andrade, promoveu na última sexta-feira, 19, a cerimônia de conclusão da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) anos iniciais do Ensino Fundamental de quarenta alunos da instituição, com idade entre 40 e 65 anos. Patrono da turma, o Deputado Federal Eduardo Barbosa, compareceu ao evento realizado no Centro de Convenções do Colégio Nossa Senhora das Dores.
Durante a sua participação, Eduardo Barbosa destacou a forma calorosa e afetiva que a Apae de Itabira emprega em sua gestão. Segundo ele, essa particularidade é um demonstrativo de que é possível criar um ambiente de acolhimento às pessoas com deficiência sem negligenciar o posicionamento pedagógico necessário ao desenvolvimento da autonomia dos alunos. Ele aproveitou para prestar uma homenagem especial à Diretora da Apae, Maria da Glória Meyer, pela forma com que foi conduzido o processo conclusivo do percurso escolar dos alunos, desenvolvendo estratégias que servem de exemplo à toda a rede mineira das Apaes. Glória, a sua competência profissional transformou ideias em realidade, disse.
O Presidente da Feapaes-MG deixou uma mensagem voltada especialmente aos seus apadrinhados: A maior lição de vida que vocês podem nos oferecer é a fé em vocês mesmos. Nunca se curvem aos olhares de injustiça e discriminação. Nunca queiram ser outros, mas mantenham-se sempre verdadeiros e autênticos.
O autodefensor, Alexandro Tenório, parabenizou os colegas formandos pela vitória e lembrou que a terminalidade não significa despedida, mas o início de uma nova etapa com a construção do futuro Centro de Convivênia da Apae. Contamos com a sensibilidade e a participação ativa da comunidade para concretizarmos esse sonho, lembrou.
Em seu discurso, a Presidente da Apae, Emídia Tércia Figueiredo, pediu permissão para falar como mãe. Para ela, a felicidade de presenciar a conquista de sua filha Eliete é uma emoção que a faz sentir-se orgulhosa por integrar o Movimento Apaeano. O Prefeito de Itabira, João Izael Coelho, também considerou justa a homenagem aos formandos por se tratarem de pessoas que cresceram juntos com a Apae e contribuiram, numa época muito mais preconceituosa, com a consciência social para a cidadania dos grupos vulneráveis da cidade.
A Diretora da 24ª Superintendência Regional de Ensino, Regina D’Caux, também compareceu à formatura. As Apaes se destacam no cenário educacional de Minas Gerais por possuirem professores que projetam melhoria na qualidade de vida dos seus alunos, disse Regina, representando a Secretaria de Estado de Educação.
Também compareceram ao evento a Conselheira Regional das Apaes do Vale do Aço, funcionários e alunos da Apae Rio Piracicaba e a Diretora da Apae de São Domingos do Prata, Maria Aparecida Torres, acompanhada de uma delegação de quinze alunos e mais dez funcionários, além de convidados.