Três grandes ações marcaram as comemorações da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Apae de Itabirito. A semana começou bem antes da data, no dia 2 de agosto, quando os profissionais da Apae se reuniram para discutir sobre Deficiência Intelectual e Diagnóstico. Na quinta-feira, dia 26, a Apae recebeu os profissionais da rede particular, municipal e estadual de ensino e educação da cidade para um bate papo sobre educação inclusiva e apresentação do posicionamento da rede Apae. À noite, o galpão da instituição ficou lotado com os pais e amigos das pessoas com deficiência, profissionais e membros da comunidade, que foram compartilhar uma noite cultural.
Num cenário característico, com um fogão à lenha e cafezinho coado na hora, o público presente prestigiou música tocada ao vivo e muita estória boa. Foi a noite do Conto e das Estórias. Como acontece todos os anos, duas obras literárias foram sugeridas para o trabalho com os alunos da rede comum: Elmer, o elefante Xadrez e Na minha Escola Todo Mundo é Igual.
Mas as ações continuam mesmo após a semana. Nos próximos meses, os profissionais da saúde, juntamente com a direção da unidade, realizarão uma ação coletiva nos consultórios médicos, UBS, etc. Levarão um folder informativo da Apae, seus serviços e sobre a deficiência intelectual.
Para as escolas que se interessarem, informamos que ao longo de todo este semestre, a Apae oferecerá a palestra Na Minha Escola Todo Mundo é Igual, baseado no livro sugerido, de Rosana Ramos. Essa palestra é destinada aos alunos da rede comum e discute a valorização e o respeito pela diversidade na escola.
É compromisso da Apae avançar nas ações que promovam a inclusão da pessoa com deficiência, sobretudo, da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e também avançar na criação de estratégias de aproximação delas com a comunidade –. Como um sopro, para que possam ir além!