Na última semana, Recife (PE) foi embalada pelos mais diversos ritmos, cores e sons. Promovido pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), o X Festival Nacional Nossa Arte reuniu Apaes de 22 estados brasileiros, entre eles, Minas Gerais. As Apaes de Arinos, Frutal, Luz, Morada Nova de Minas, Pará de Minas, Piranga e São Domingos do Prata abrilhantaram o evento que lotou o Teatro Guararapes, do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
Cerca de 1500 usuários de Apaes espalhadas por todo o Brasil disputaram premiações com os trabalhos produzidos especialmente para a exposição e as apresentações que aconteceram no Centro de Convenções, entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro. A delegação mineira foi composta por 63 pessoas, que se apresentaram nas modalidades Dança (Arinos); Música e Cartaz (Frutal); Dança Folclórica (Luz); Arte Literária (Morada Nova de Minas); Artes Cênicas (Pará de Minas); Artes Visuais (São Domingos do Prata) e Artesanato (Piranga).
Para a Coordenadora de Linguagens Alternativas da Feapaes-MG, Bruna Campos, que acompanhou toda a pré-produção e produção do evento, o maior desafio foi vencer as barreiras arquitetônicas durante os deslocamentos pelas cidades e encontrar locais adaptados que atendessem de forma satisfatória a necessidade dos usuários. Além disso, outro ponto trabalhado durante toda viagem foi manter os participantes (profissionais e usuários) conscientes de que o importante não é a premiação, mas as experiências adquiridas e compartilhadas. Encerramos nossa participação no X Festival Nacional Nossa Arte com o coração cheio de alegria, apesar de toda a correria, acompanhei as conquistas e o brilho no olhar de cada um nesses quatro dias intensos, disse ao término do Festival.
Entre essas relevantes experiências, conhecer outro estado, tão rico culturamente e repleto de encantos naturais, é uma das mais marcantes. Os participantes das Apaes mineiras puderam conhecer melhor Olinda, Porto de Galinhas e Recife, por meio de passeios organizados pela Feapaes-MG.
No último dia de Festival, a Apae de Frutal garantiu o 2º lugar na modalidade Cartaz, mas todos foram premiados pela participação nesse evento que busca promover a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, por meio da expressão artística.