No dia 29 de agosto a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG) promoveu reuniões nas regionais do Vale do Piranga e Zona da Mata II, com a finalidade de estabelecer a unidade dos Conselhos, definir os seus rumos e incentivar a organização da escola especial das Apaes à luz da nova proposta desenvolvida em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). O Presidente da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa, foi o responsável pela condução das reuniões.
No primeiro compromisso, em Ponte Nova, na reunião com as Apaes do Conselho Regional Vale do Piranga, Eduardo Barbosa iniciou a sua fala abordando a importância das Apaes se adequarem à nova proposta curricular segundo as diretrizes da Política de Atenção Integral e Integrada para as Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla. Acredito que desenvolvemos um processo educacional mais criativo porque os nossos professores têm a possibilidade de formular uma proposta inovadora. Por outro lado, as pessoas com deficiência mais comprometidas, nosso público alvo, adquirem o direito de um percurso acadêmico dentro da Apae, explicou.
Outro assunto tratado foi a decisão pela continuidade da existência do Conselho do Vale do Piranga. Os trinta e cinco professores e diretores participantes, representando treze Apaes da regional, ratificaram o compromisso em manter a representação e apoiar o trabalho da conselheira Cláudia Helena Martins da Silva. Foi solicitado, também, pelas Apaes de Viçosa e Ponte Nova, a transferência das unidades para o Conselho da Zona da Mata I.
Zona da Mata II
No período da tarde, Eduardo Barbosa visitou a Apae de Manhuaçu, que abriu suas portas para atender o pedido da Feapaes-MG para sediar a reunião com as Apaes do Conselho Regional Zona da Mata II.
No encontro com seus companheiros de Movimento, o Presidente apresentou os números das matrículas da educação especial das Apaes presentes e esclareceu dúvidas sobre a nova proposta educacional que permite às Apaes a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas séries finais do Ensino Fundamental. Ele relembrou o esforço empregado pela Federação na elaboração do projeto junto à SEE e o papel das entidades na validação desse processo. Trata-se de uma proposta pautada na lógica da autonomia e da integralidade de ações que enriquecerá o currículo dos nossos alunos e atenderá às suas necessidades, disse Eduardo Barbosa.
Assim como em Ponte Nova, os participantes votaram pela continuidade do Conselho, que passa a ser liderado pela diretora da Apae de Inhapim, Maria Geralda da Silva.
Participaram do encontro representantes das Apaes de Caputira, Caratinga, Inhapim, Matipó, Mutum e Ubaporanga, além da anfitriã Manhuaçu.