A Apae de Pará de Minas foi agraciada com o Prêmio Brasil Mais Inclusão Darci Barbosa 2018, em sessão realizada ontem, 05, na Câmara dos Deputados, em Brasília – DF. Indicada pelo Deputado Federal Eduardo Barbosa, a entidade foi reconhecida pelo trabalho que faz em prol das pessoas com deficiência intelectual na área do Emprego Apoiado.
O Vice-Presidente da Apae Pará de Minas e Superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-MG (IEP Uniapae-MG), Sérgio Sampaio Bezerra, foi quem recebeu o Prêmio representando a entidade. A Apae de Pará de Minas executa um trabalho com o parque industrial da cidade para a inclusão das pessoas com deficiência intelectual no mercado formal de trabalho, há mais de 20 anos. São cem (100) pessoas com deficiência empregadas, e esse número aumenta anualmente. Trata-se de uma parceria com 22 empresas de diferentes segmentos, onde essas pessoas já foram promovidas e algumas estão há mais de 16 anos na mesma empresa, afirmou Sérgio durante a sessão solene no Plenário da Câmara.
O Prêmio Brasil Mais Inclusão prestigia, há 13 anos, entidades que atuam na luta pela inclusão das pessoas com deficiência no país. Neste ano, o Prêmio recebeu o nome de Darci Barbosa, que fez parte dessa luta, como Superintendente da Apae de Belo Horizonte e estudiosa na área da Deficiência Intelectual, e que teve sua vida interrompida prematuramente em um acidente automobilístico em julho do ano passado.
Confira todos os agraciados pelo Prêmio Brasil Mais Inclusão 2018:
Na categoria instituições:
- a Associação Casa Família Rosetta, de Rondônia;
- a Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (Apaes) de Pará de Minas, de Minas Gerais;
- a Associação de Pais, Amigos dos Autistas do Amapá;
- a Federação Estadual das Apaes (Feapaes), de Tocantins; e
- a Sociedade Amigos do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte.
Na categoria personalidades:
- Ana Lúcia de Oliveira, de Minas Gerais;
- Célia Leão, de São Paulo;
- Débora Araujo Seabra de Moura, do Rio Grande do Norte;