Sustentado na proposta de criar um espaço de aprendizado para a família, que favoreça partilhar experiências e encontrar meios para melhor lidar com a questão da deficiência, o Curso de Formação da Escola de Pais da Apae de Pedro Leopoldo (Regional Centro 5) iniciou o seu funcionamento na última quinta-feira, 14. Incentivado pela Presidente da Apae, Cleusa dos Santos Borges, o projeto pretende capacitar a família na defesa dos direitos de seus filhos com deficiência.
Convidado para ministrar a aula inaugural, o Presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), Eduardo Barbosa, abriu os trabalhos conduzindo a integração do grupo. Aos participantes da primeira turma, ele falou sobre a história e a organização do movimento Apaeano e explicou os princípios que sustentam a proposta da Escola de Pais. Cooperação, colaboração, entendimento e respeito são os alicerces da Escola de Pais, disse. Cerca 50 pessoas assistiram à aula inaugural de Eduardo Barbosa.
Segundo Cleusa dos Santos, nessa primeira turma, serão capacitados 25 pais e o término do curso está previsto para o dia 19 de setembro desse ano. A intenção é abrir uma segunda turma, que deve começar em meados de agosto. De acordo com a Presidente da Apae, o Curso de Formação da Escola de Pais de Pedro Leopoldo está organizado em quatro módulos: Identidade do movimento Apaeano; A associação e a responsabilidade da família; Políticas Públicas voltadas à pessoas com deficiência intelectual e múltipla; e Participação e autonomia da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Os módulos estão sujeitos a alterações de acordo com a necessidade de cada Apae.
A Escola de Pais está relacionada entre os projetos prioritários no Plano de Ação da Feapes-MG, na gestão 2012-2014, para cumprir um dos seus papéis, de dar assessoramento à Rede. A meta é transformar a iniciativa num programa de âmbito estadual que possa ser instituído em todas as unidades da rede mineira das Apaes. A proposta Escola de Pai parte de uma visão integradora entre Apae, família e pessoa com deficiência, permitindo que todos compartilhem, se sintam corresponsáveis e participem do cotidiano da própria Escola. O objetivo geral é fortalecer e qualificar os pais facilitando uma atuação responsável deles para com seus filhos com deficiência intelectual e múltipla.