A inclusão aconteceu espontaneamente já na abertura do festival, que foi um cortejo pelas ruas principais de São Lourenço, puxado pelo grupo de congado, TERNO DE SÃO BENEDITO, da cidade de Jesuânia, que foi seguido pelas delegações devidamente caracterizadas por vestimentas de dança folclórica, pelos professores, acompanhantes, diretores, funcionários e presidentes de Apaes e Federação Estadual, por Conselheiros Regionais e jurados e também pelos presidentes da Federação Nacional e Federação Estadual de Minas Gerais.
Além das presenças do Presidente da Federação Nacional das Apaes, o Deputado Federal Eduardo Barbosa; do Presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, Sérgio Sampaio Bezerra; da Conselheira Regional do Circuito das Águas II, Elane do Espírito Santo, do Presidente da Apae de São Lourenço, Alexandre Frade; do Coordenador Estadual de Arte-Educação, Idelino Júnior; lá estavam o prefeito da cidade de São Lourenço com a primeira dama e o Vice-prefeito, a Secretária Municipal de Cultura e representantes das Secretarias Municipais de Turismo, Esportes e Educação e ainda o prefeito da cidade de Ipuiúna.
As artes visuais e o artesanato foram exibidos no calçadão em frente ao Parque das Águas. Os transeuntes, curiosos, se aproximavam e se integravam. A inclusão também aconteceu, de forma criativa e alegre, no Parque das Águas, onde foram apresentados todos os números musicais. Sob uma catedral de bambus, os grupos se mostraram e os visitantes do parque se juntaram à família apaeana para assistir os alunos das 25 delegações participantes.
Houve também um baile à fantasia, regado de refrigerantes e festividades. E, desta vez, o Mestre de Cerimônia foi uma pessoa com deficiência, a Autodefensora Estadual Marilda Francisca dos Santos, da Apae de Perdões e um dos Jurados, da modalidade Música, também foi uma pessoa com deficiência, Flávio Nunos, da Apae de Patos de Minas.
Mas, o mais importante foi o novo formato do festival, que adotou nova roupagem, não mais incentivando a competição, mas sim, a livre expressão artística. Todas as Apaes participantes receberam um Certificado de Participação e cada aluno recebeu uma premiação da modalidade que participou. No final, foram anunciadas as Apaes que representarão Minas Gerais, em 2010, no Festival Nacional Nossa Arte, em Bento Gonçalves-RS.
Apreciem as fotografias, vejam a alegria dos meninos e unam-se a nós na nova expressão desses festivais.