Com o encerramento da última turma do curso de atualização Educação Especial no Espaço da Escola Especial das Apaes, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG) comemora a grande adesão da sua rede .
Iniciado na segunda-feira, 11, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, o curso contou com 100 participantes, entre diretores escolares especializados e profissionais da equipe técnica das entidades. A capacitação permite que os profissionais se atualizem sobre a implantação do novo processo de organização da escola das Apaes, que prioriza o percurso escolar dos alunos, a faixa etária definida para cada nível de ensino e a conclusão do ensino fundamental.
Ministrando a palestra de abertura do encontro, o Presidente da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa, saiu estimulado com o envolvimento das entidades. Segundo ele, o desafio em 2012 é estruturar as escolas das Apaes à luz de uma proposta única apresentada pela equipe técnica da Feapes-MG à Secretaria de Estado de Educação (SEE). Queremos ofertar uma escola que seja especializada no atendimento à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Para isso, estamos investindo na qualificação dos gestores e profissionais da área pedagógica em aspectos quanto ao diagnóstico e a avaliação multidimensional, utilizando esses conhecimentos para a organização de um ambiente escolar favorável à promoção do desenvolvimento humano, explicou.
Dividido em quatro turmas, o curso foi realizado entre os meses de março e junho, com a participação de mais de quinhentos profissionais de 285 Apaes diferentes.