XVIII Olimpíada Estadual das Apaes de Minas Gerais
O Movimento Apaeano promove, desde 1973, as Olimpíadas da Apaes, cujo objetivo é proporcionar aos estudantes das Apaes não só participarem de um evento de amplitude, mas também de oportunizar momentos de interação com outras pessoas, uma vez que frequentemente são impossibilitados pelas barreiras físicas e sociais.
A Olimpíada, ao longo desses anos, tem se constituído num importante espaço para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla mostrar habilidades, romper barreiras, superar desafios e acima de tudo vencer seus próprios obstáculos.
O esporte transformou a vida destes alunos, antes tidos como incapazes e, hoje, muitos com potencial de ganhar medalhas e representar o país em competições nacionais e internacionais.
O último evento, sendo essa, a XVIII Olimpíada Estadual das APAES de Minas Gerais, ocorreu em dezembro de 2014, na cidade de Araxá e contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas.
As modalidades envolvidas foram: atletismo, basquetebol, capoeira, futebol de campo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica desportiva, handebol, judô, lancebol, natação, peteca, queimada, tênis de mesa, vôlei misto.
A olimpíada tem por objetivo dar maior visibilidade ao potencial desportivo da pessoa com deficiência na comunidade, permitindo a vivência da competição, o aprimoramento técnico na área esportiva. A realização da olimpíada proporcionou à comunidade perceber os potenciais da pessoa com deficiência, quebrar barreiras de relacionamento com as mesmas e transformar mitos em uma visão mais positiva e ativa das pessoas até então não percebidas como parte integrante da comunidade.
Sendo a meta principal proporcionar o estímulo da pessoa com deficiência à prática desportiva, possibilitar sua inclusão através do esporte, conscientizando a sociedade de seu papel transformador, bem como a capacitação dos seus participantes, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.