Objetivo: habilitar a PDI para o trabalho por meio de ações integradas das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.
Na área de Saúde: utilização dos serviços profissionais de fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional e psicologia visando a melhoria da funcionalidade da PDI, de acordo com as normativas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na área de Educação: utilização da metodologia de oficinas para dar conclusão ao ensino fundamental à PDI por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) anos finais. Em concomitância com a formação inicial para o trabalho, de acordo com documento orientador do EJA Anos Finais da Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). O referido documento consta nas orientações pedagógicas e instrução de processo de autorização de funcionamento da EJA Anos Finais, nas escolas que funcionam nas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Na área de Assistência Social: utilização da metodologia de oficinaspara ensinar as habilidades básicas para o trabalho da PDI, visando uma formação laboral inicial de acordo com o documento orientador da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais - Inclusão Social da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla:Trabalho, emprego e Renda.