Que ajuda e atitudes são necessárias aos professores para ajudarem os alunos com deficiência ou limi
Fonte: Maria Amélia Vampré Xavier
QUAIS AS ATITUDES QUE OS PROFESSORES PODEM TER
DE AJUDA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, OU LIMITAÇÃO
VISUAL?- ADAPTAÇÕES DE SALA DE AULA
Extraído de documento da UNESCO
(Understanding and Responding to Children´s Needs in Inclusive lassrooms)- paginas 50/51 www.unesco.org;
Texto traduzido do inglês e digitado em São Paulo, por Maria Amélia Vampré Xavier, da Rede de Informações Área Deficiências, da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo; Fenapaes, Brasília (Diretoria para Assuntos Internacionais);, Rebrates, SP; Carpe Diem, SP; Sorri Brasil, SP; Inclusion InterAmericana e Inclusion International em 20 de outubro, 2009.
Sempre é possível ajudar nossas crianças, menos favorecidas pela vida, que apresentam dificuldades de audição ou de visão, sentidos tão importantes para que possamos usufruir em plenitude dos bens que a vida nos deu.Portanto, damos abaixo sugestões da UNESCO, que poderão ser úteis aos professores:
Descubram, através da criança, qual é o melhor lugar para que ela enxerguepranchas com giz (chalkboard) quando estiver sentada bem à frente da classe.
A luz não deve refletir sobre a prancha (board) e vocês devem se certificar de que o giz apareça com clareza na prancha.
Se os olhos da criança forem sensíveis à luz, coloquem-na longe da janela. Façam com que use um boné com aba para deixar os olhos na sombra ou lhe dê uma tela de papelão para usar como sombra quando estiver lendo ou escrevendo.
Assegurem-se de que a criança sabe como se movimentar pela escola e sala de aula,.Os professores e alunos videntes devem conduzi-la, caminhando em frente com o aluno com deficiência visual levementre atrás e para um lado;segurando o cotovelo do guia. Avise-os acerca de obstáculos tais como degraus e portas estreitas
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Utilizem escrita grande sobre a prancha de giz ou auxiliares visuais.O uso de giz colorido é recomendado. Deixem que as crianças se aproximem da prancha ou dos auxiliares de ensino a fim de que possam enxergar mais facilmente.
Leiam em voz alta o que está escrito no quadro negro.
Preparem auxiliares de ensino (teaching aids) que as crianças possam ler mais facilmente como acontece com materiais de impressão grande.Outras crianças na classe poderiam ajudar a preparar estas coisas.Ou elas podem ser produzidas aumentando fotocópias ou usando fontes maiores em impressões de computador.Isto também pode ajudar as crianças que teem dificuldades de ler. .
As crianças podem ter dificuldade de enxergar linhas no papel para escrever. Pode-se dar a elas papéis com linhas mais grossas desenhadas sobre eles.
Algumas crianças se beneficiarão utilizando instrumentos de aumento.Existem dois tipos disponíveis.Um que aumenta a página inteiraou aumentadores de linhas que são uma ajuda útil para leitura.
Encorajem as crianças a usar um ponteiro ou o dedo quando estiverem lendo.Cubram o resto da página com papel exceto o parágrafo que a criança estiver lendo.Use um suporte para livros para evitar reflexos.
As crianças que teem visão baixa precisam aprender através do toque bem como através de escutar.Elas devem ter oportunidade de manipular objetos.
Coloquem o aluno(a) com dificuldade de ver junto com um colega de classe vidente que possa ajudá-lo(a) a organizar seu trabalho. O parceiro pode ajudar a encontrar a página certa; repitam suas instruções e assim por diante.
Usem elogio verbal ou toque para dar encorajamento à criança.
Usem os nomes dos alunos durante discussões de classe a fim de que a criança saiba quem está falando.
Os computadores oferecem apoio específico a alunos com limitações visuais, e cegueira.Os alunos podem imprimir uma cópia grande de impressão, ler o texto na tela, usando software de ampliação de tela, escutar o texto num sintetizador de voz ou convetê-lo ao Braille.
Torne um ábaco (instrumento de calcular) disponível para a criança em aulas de matemática.
As lições podem ser gravadas usando um gravador para tocar de novo em casa ou como revisão.Os alunos que experimentam dificuldades em escrever também podem fornecer informações em áudio-tape.Versões gravadas de livros algumas vezes estão disponíveis em bibliotecas.
? ??
Vocês tentaram algumas destasadaptações ou estratégias em seu ensino?
Quais as que foram bem sucedidas?
Traduzido do inglês e digitado em São Paulo por Maria Amélia Vampré Xavier, da Rede de Informações Área Deficiências Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Fenapaes, Brasília (Diretoria para Assuntos Internacionais) e entidades parceiras em 21 de outubro, 2009.