Loja

Logo Apae
Logo Apae

FEAPAES - MG

  • Feapaes-MG
    • Quem Somos
  • IEP-MG
    • Quem Somos
    • Unidade de Ensino e Pesquisa
    • Unidade de Assessoria e Consultoria
  • Rede Mineira das Apaes
    • A rede
  • Vídeos
  • Parcerias
    • Títulos de Capitalização
  • Transparência
  • Fale Conosco
    • Contato
  • Notícias
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar

Quais as dimensões ela avalia?

A avaliação multidimensional envolve as cinco dimensões e devem ser consideradas as potencialidades e fragilidades que a pessoa apresenta em cada uma das dimensões discriminadas abaixo:

Dimensão I: Habilidades Intelectuais

  • Capacidade mental: incluí raciocínio, planejamento, resolução dos problemas, compreensão de idéias complexas, a aprendizagem rápida e a aprendizagem através da experiência;
  • A avaliação da inteligência é essencial para o diagnóstico de deficiência intelectual;
  • Critério básico: funcionamento intelectual significativamente abaixo da média.

Dimensão II : Comportamento Adaptativo

  • Refere-se a um grupo de habilidades conceituais, sociais e práticas que as pessoas aprendem para funcionar em sua vida diária, que estão definidas a seguir:

a) Habilidades Conceituais: relacionadas aos aspectos acadêmicos, cognitivos e de comunicação;
Ex.: linguagem ( receptiva e expressiva ); leitura e escrita; conceito de dinheiro; autonomia.

b) Habilidades Sociais : relacionadas à competência social;
Ex.: responsabilidade, autoestima, habilidades interpessoais, credulidade e ingenuidade ( probabilidade de ser enganado, manipulado e alvo de abuso ou violência etc.), observância de regras, normas e leis, evitar a vitimização.

c) Habilidades Práticas : relacionadas ao exercício da autonomia.
Ex.: AVD – alimentar-se e preparar alimentos, arrumar a casa, deslocar-se de maneira independente, utilizar meios de transporte, tomar medicação, manejar dinheiro, usar telefone, cuidar da higiene e vestuário.

As limitações nas condutas adaptativas podem causar:

  • Déficit de aquisição: não saber realizar uma atividade;
  • Déficit de competência: não saber quando utilizar as habilidades aprendidas.

Dimensão III: Participação, Interações,  Papéis Sociais .

  • A participação e as interações são avaliadas através da observação direta da pessoa  no ambiente em que vive  e as relações que estabelece com seu mundo material e social;
  • Os papéis sociais se referem a atividades avaliadas como normais para determinado grupo considerando idade, sexo, nível escolar.

Dimensão IV : Saúde

  • Definida pela Organização Social de Saúde – OMS como completo bem estar físico, mental e social;
  • Bem estar envolve condições de saúde e segurança da pessoa; quando esta obtém conforto material e segurança econômica, quando pode participar das atividades comunitárias e sociais, se facilitam seu desenvolvimento pessoal e se lhe proporcionam um trabalho interessante e valorizado.

Dimensão V: Contexto Social

Considera as condições em que a pessoa vive, relacionando-as com a qualidade de vida;

  • Fatores ambientais: envolve a família, vizinhança, comunidade, organizações educacionais e de apoio, contexto cultural, sociedade e grupos populacionais;
  • Fatores individuais: incluem idade, etnia, gênero, formação educacional, ajustamento, estilo de vida, hábitos estilos de enfrentamento, origem social e experiências passadas e atuais.

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: informatica@apaebrasil.org.br

null - Minas Gerais - MG

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!