A avaliação multidimensional envolve as cinco dimensões e devem ser consideradas as potencialidades e fragilidades que a pessoa apresenta em cada uma das dimensões discriminadas abaixo:
Dimensão I: Habilidades Intelectuais
Capacidade mental: incluí raciocínio, planejamento, resolução dos problemas, compreensão de idéias complexas, a aprendizagem rápida e a aprendizagem através da experiência;
A avaliação da inteligência é essencial para o diagnóstico de deficiência intelectual;
Critério básico: funcionamento intelectual significativamente abaixo da média.
Dimensão II : Comportamento Adaptativo
Refere-se a um grupo de habilidades conceituais, sociais e práticas que as pessoas aprendem para funcionar em sua vida diária, que estão definidas a seguir:
a) Habilidades Conceituais: relacionadas aos aspectos acadêmicos, cognitivos e de comunicação; Ex.: linguagem ( receptiva e expressiva ); leitura e escrita; conceito de dinheiro; autonomia.
b) Habilidades Sociais : relacionadas à competência social; Ex.: responsabilidade, autoestima, habilidades interpessoais, credulidade e ingenuidade ( probabilidade de ser enganado, manipulado e alvo de abuso ou violência etc.), observância de regras, normas e leis, evitar a vitimização.
c) Habilidades Práticas : relacionadas ao exercício da autonomia. Ex.: AVD – alimentar-se e preparar alimentos, arrumar a casa, deslocar-se de maneira independente, utilizar meios de transporte, tomar medicação, manejar dinheiro, usar telefone, cuidar da higiene e vestuário.
As limitações nas condutas adaptativas podem causar:
Déficit de aquisição: não saber realizar uma atividade;
Déficit de competência: não saber quando utilizar as habilidades aprendidas.
A participação e as interações são avaliadas através da observação direta da pessoa no ambiente em que vive e as relações que estabelece com seu mundo material e social;
Os papéis sociais se referem a atividades avaliadas como normais para determinado grupo considerando idade, sexo, nível escolar.
Dimensão IV : Saúde
Definida pela Organização Social de Saúde – OMS como completo bem estar físico, mental e social;
Bem estar envolve condições de saúde e segurança da pessoa; quando esta obtém conforto material e segurança econômica, quando pode participar das atividades comunitárias e sociais, se facilitam seu desenvolvimento pessoal e se lhe proporcionam um trabalho interessante e valorizado.
Dimensão V: Contexto Social
Considera as condições em que a pessoa vive, relacionando-as com a qualidade de vida;
Fatores ambientais: envolve a família, vizinhança, comunidade, organizações educacionais e de apoio, contexto cultural, sociedade e grupos populacionais;
Fatores individuais: incluem idade, etnia, gênero, formação educacional, ajustamento, estilo de vida, hábitos estilos de enfrentamento, origem social e experiências passadas e atuais.