Loja

Logo Apae
Logo Apae

FEAPAES - MG

  • Feapaes-MG
    • Quem Somos
  • IEP-MG
    • Quem Somos
    • Unidade de Ensino e Pesquisa
    • Unidade de Assessoria e Consultoria
  • Rede Mineira das Apaes
    • A rede
  • Vídeos
  • Parcerias
    • Títulos de Capitalização
  • Transparência
  • Fale Conosco
    • Contato
  • Notícias
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar

Programação Curso Autismo diagnóstico e educação

baner programaçao curso autismo

Abertura oficial: dia 24/11/08
Local: SESC- Venda Nova - Auditório Lusíadas
Horário: 07:30 horas

Conteúdos abordados e palestrantes:

Módulo 1 – Diagnóstico do Autismo

Palestrante: Patrícia Batista Leitão – psicóloga especializada em psicopedagogia. Responsável pela implantação e supervisão do Programa Teacch na Apae de Pará de Minas.
Data: 24/11/08 de 08:00 as 12:00 e de 14:30 as 18:30
25/11/08 de 08:00 as 12:00 
Conteúdos:
•Autismo – conceito e histórico
•Critérios diagnósticos e etiologia do autismo
•Diagnóstico precoce do autismo
•Autismo - Teoria Organicista e Teoria Afetiva para explicação do autismo
•Reações da família frente ao diagnóstico do autismo
•Síndrome de Asperger:
•Síndromes relacionadas ao autismo
•Deficiência Mental e Autismo
•O Espectro Autístico
•Teoria da Mente

Módulo 2: Educação de pessoas com Autismo

Palestrante:
Maria Elisa Granchi Fonseca
Psicóloga e Arteterapeuta
Mestre em Educação Especial pela UFSCAR
Formação no Programa TEACCH pela Universidade da Carolina do Norte, USA
Responsável pelo atendimento aos autistas no Programa TEACCH das APAEs do Estado de São Paulo
Coordenadora do CEDAP- Centro de Estudos e Desenvolvimento do Autismo e Patologias Associadas da APAE de Pirassununga/SP
Professora Universitária

Data: 25/11/08 de 14:30 as 18:30
26 e 27/11/08 de 08:00 as 12:00 e de 14:30 as 18:30

Método TEACCH:
1.Histórico
2.Filosofia
3.Norteadores e finalidades do método e sua relação com os sintomas autísticos
4.Importância da participação da família
5.O ensino estruturado: organização de rotinas, organização de espaços, organização de agendas, organização de atividades,
6.O ensino estruturado ao longo da vida: Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA, Formação Profissional, Âmbito Social, Moradia Protegida e nos Programas Funcionais e Naturais.
7.Conhecendo o PEP-R – Perfil Psico-educacional Revisado

Módulo 3: Autismo e Comunicação:
Palestrante: Maria Luisa Reis Brito
Graduada em fonoaudiologia pela PUC- Campinas - SP;
Especialista em Audiologia pelo CEFAC - CEDIAU em São Paulo/SP;
Fonoaudióloga da APAE - Três Pontas, atuando na área de comunicação alternativa para pessoas com autismo.

Data: 28/11/08 de 08:00 as 12:00
Conteúdos:
•PECS – comunicação através de trocas de figuras
•Aplicabilidade do PECS para pessoas com autismo
•Processo de implantação do PECS
•Experiências com uso do PECS e melhoras alcançadas por pessoas com autismo

Módulo 4 – Mesas redondas
Data: 28/11/08 14:30 as18:00
Trabalhos realizados pelas APAES nas áreas de diagnóstico, educação e comunicação de pessoas com autismo

A sua participação possibilitará uma maior compreensão das pessoas com autismo, permitirá que novas metodologias educacionais sejam organizadas ampliando os horizontes educacionais e as possibilidades de inclusão social.

 

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: informatica@apaebrasil.org.br

null - Minas Gerais - MG

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!