Fonte: Maria Amélia Vampré XavierPENSANDO NO PLANO DE AÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, ADOTADO NA ASSEMBLÉIA GERAL DA ENTIDADE, EM 14 DE JULHO DE 2005 PARA PROGRAMA MUNDIAL DE EDUCAÇÃO DEDIREITOS HUMANOS DE 2005 PARA A FRENTETexto traduzido do inglês e digitado em São Paulo, por Maria Amélia Vampré Xavier da Rede de Informações sobre Deficiências e Projeto Futuridade, da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo; Fenapaes, Brasília (Diretoria para Assuntos Internacionais); Carpe Diem, SP; Sorri Brasil, SP; Rebrates, SP; Inclusion InterAmericana e Inclusion International em 31 de agosto de 2009.Vivemos na época da comunicação instantânea. O computador, que parecia uma ferramenta elitista, a ser usada por grandes conhecedores dos meandros da informática, passou a ocupar um lugar privilegiado em nossas casas e se constitui hoje num instrumento indispensável para todos: alunos que precisam atualizar seus estudos, donas de casa que precisam organizar seus orçamentos domésticos, organizações mundiais que precisam comunicar-se com o mundo inteiro rapidamente, nós que trabalhamos na área das deficiências também a ele recorremos todos os dias da semana, durante muitas horas.para nos informarmos rapidamente de coisas e, de nosso lado, para dialogar com amigos e parceiros que constituem a essência de nossas lutas.O computador traz muita coisa inadequada, maliciosa, até prejudicial à moral? Também é verdade. Mas não podemos dispensá-lo, seria uma ignorância descomunal: vamos utilizá-lo, pois, para ajudar a construir aquela sociedade justa e fraterna que constitui o objetivo maior da grande maioria das pessoas, de todos nós que somos parte ativa da sociedade civil e seus imensos desafios – mundiais, acrescentaríamos.Vamos transcrever abaixo o que as Nações Unidas querem dizer quando abordam o seu Programa Mundial para Educação de Direitos Humanos a partir de 2005 – 14 de julho precisamente – e os objetivos que o documento impõe a todos os Estados que como o Brasil integram os Países Membros das Nações Unidas.O que quer dizer educação de direitos humanos?Educação de direitos humanos pode ser definida como educação, treinamento e informação que objetivam construir uma cultura universal de direitos humanos. Uma educação abrangente em direitos humanos não somente fornece conhecimento acerca de direitos humanos e os mecanismos que protegem esses direitos, mas também fornece as habilidades necessárias para promover, defender e aplicar direitos humanos na vida diária. A educação de direitos humanos estimula as atitudes e comportamentos necessários para sustentar direitos humanos para todos os membros da sociedade.As atividades da educação de direitos humanos devem transmitir princípios de direitos humanos, tais como igualdade e não-discriminação, ao mesmo tempo que afirmam sua interdependência, indivisibilidade e universalidade. Ao mesmo tempo, as atividades devem ser práticas – relacionando os direitos humanos à experiência de vida real dos aprendizes, possibilitando-lhes construir sobre princípios de direitos humanos encontrados em seu próprio contexto cultural. Através dessas atividades, os estudantes vêem-se capacitados a identificar e enfrentar suas necessidades de direitos humanos, procurando soluções consistentes com padrões de direitos humanos. Tanto o que é ensinado como a forma pela qual é ensinado devem refletir valores de direitos humanos, encorajar participação e estimular um ambiente de aprendizado livre de carência e medo.Qual a razão de um Programa Mundial para Educação de Direitos Humanos?Em 10 de dezembro de 2004 a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o Programa Mundial de Educação de Direitos Humanos (2005 em diante) para levar avante a implementação de programas de educação de direitos humanos em todos os setores.Construindo em cima dos alicerces estabelecidos durante a Década das Nações Unidas para Educação de Direitos Humanos (1995-2004), esta nova iniciativa reflete o crescente reconhecimento da comunidade mundial de que a educação de direitos humanos produz resultados de grande alcance. Ao promover o respeito pela dignidade humana, bem como igualdade e participação em tomadas de decisão democráticas, a educação de direitos humanos contribui para a prevenção, a longo prazo, de abusos e conflitos violentos.Para ajudar a tornar direitos humanos uma realidade em todas as comunidades, o Programa Mundial busca promover uma compreensão comum sobre os princípios básicos e metodologias da educação de direitos humanos, a fim de fornecer uma estrutura concreta para ação, e para fortalecer parcerias e cooperação partindo do nível internacional para aspessoas que constituem a camada popular da população.. =============================================Ficamos especialmente interessados em captar pela Internet no endereço eletrônico das Nações Unidas - www.unitednations.org este material informativo porque estamos muito empenhados no Brasil, nos últimos anos, em defender o mais que pudermos os Direitos Humanos de minorias da população brasileira tradicionalmente esquecidas nos orçamentos dos governos:- pessoas com deficiências que estão envelhecendo e que irão viver muito mais daqui por diante, e que precisam de apoio financeiro e moral de organismos governamentais pois tanto elas como seus pais, necessariamente idosos, na casa dos setenta ou oitenta anos, têm direitos humanos a terem em seus anos mais adiantados os Direitos Humanos a que fazem jus e que sempre foram negados.- pessoas idosas, que não têm deficiências específicas, a não ser as limitações que a idade traz e que precisam de muito suporte do Poder Público para que seja reconhecido seu valor, já que foram essas pessoas as principais responsáveis pelo progresso do país em termos de educação, de saúde, de toda forma de contribuição pelo trabslho ao desenvolvimento da sociedade de que fazemos parte.- mulheres em geral, geralmente mal remuneradas em comparação com os homens e, todavia, é nelas que se apóiam todos os membros da família, a mulher é a eterna cuidadora e precisa também ter seus Direitos Humanos assegurados na velhice, principalmente, quando passa a depender de parentes ou da caridade pública pois trabalhou demais a vida toda, principalmente como cuidadora maior da família e de pessoas da comunidade. Sem ter seus Direitos Humanos de fato reconhecidos.Então, precisamos muito de conhecer e exigir o cumprimento dos direitos humanos de todos os brasileiros, pois segundo a Constituição todos os brasileiros são iguais perante a Lei somente que na prática isso raramente é verdade.Traduzido do inglês e digitado em São Paulo por Maria Amélia Vampré Xavier, da Rede de Informações sobre Deficiência e Futuridade, Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Fenapaes, Brasília (Diretoria para Assuntos Internacionais) e entidades parceiras em 31 de agosto, 2009