Fonte: Maria Amélia Vampré XavierPARCERIA - EDUCAÇÃO E IGUALDADE DE GÊNERO (Texto da UNICEF)www.unicef.orgTexto traduzido do inglês e digitado em São Paulo, por Maria Amélia Vampré Xavier, Rede de Informações Área Deficiências, da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo; Fenapaes, Brasília (Diretoria para Assuntos Internacionais); Rebrates, SP; Carpe Diem, SP; Sorri Brasil, SP; Inclusion InterAmericana e Inclusion International em 23 de setembro, 2009.Querer chegar à meta que todos nos propusemos de dar oportunidades iguais de desenvolvimento a meninos e meninas, rapazes e moças, pessoas adultas, independente do gênero, é ter de enfrentar culturas variadas em que meninas, crianças e jovens do sexo feminino sofrem grandes privações em seu crescimento como indivíduos. Vamos ler o que a UNICEF nos ensina hoje:Para atingirmos a meta de educação universal será necessário que haja um compromisso universal. Se todas as crianças da terra – incluindo as mais vulneráveis, excluídas e marginalizadas – forem realizar seu direito a uma educação de qualidade, numa educação baseada em direitos,todos os setores da sociedade devem ser energizados, engajados, e comprometidos com ação.Partindo de crianças que ficaram órfãs e traumatizadas como resultado de desastres naturais e conflito armado, àquelas crianças consignadas a uma vida de trabalho exaustivo devido à pobreza de seus pais, e aquelas que simplesmente moram em áreas que ficam longe demais para chegar à escola, milhões de jovens não teem acesso à educação. E num mundo no qual ser mulher é com demasiada freqüência sinônimo de uma vida de discriminação, desigualdade e oportunidades perdidas, as meninas enfrentam desafios assustadores que exigem ainda mais de nossos recursos e atenção.Consertar essas coisas erradas vai exigir o compromisso e o engajamento de uma ampla gama de interessados, começando com pais, professores e conselhos escolares locais até autoridades distritais e nacionais, formuladores de política, investidores, organizações não governamentais e da sociedade civil, instituições internacionais e governos doadores.Quatro parcerias globais estão no centro de esforços internacionais para acelerar progresso em educação e auxiliar países a atingir igualdade entre os gêneros. Estas parcerias são o Plano de Ação Global Educação para Todos, A Iniciativa ´All-FastTrack para a Educação, a Iniciativa de Educação de Meninas das Nações Unidas, e o Grupo de InterAgências pró Educação em Emergências., O Plano de Ação Global de Educação para Todos, dirigido pela UNESCO, é uma estratégia para melhorar a coordenação internacional e a nível de país, para EDUCAÇÃO PARA TODOS, cujo objetivo é atender as necessidades de aprendizado de todas as crianças, jovens e adultos por volta de 2015. Trabalha para esclarecer os papéis de cinco agências internacionais que são as pontas de lança do movimento global EDUCAÇÃO PARA TODOS (UNESCO, UNDP, UNFPA, UNICEF e o BANCO MUNDIAL e define sua ação coordenada, em conjunto, a nível global. Por último, sua meta é melhorar a ação planejada a nível de país.A EDUCAÇÃO PARA TODOS – INICIATIVA ALL-FAST-TRACK – lançada pelo Banco Mundial, é uma parceria global entre países desenvolvidos e em desenvolvimento para promover educação básica universal, gratuita, por volta de 2015. A iniciativa procura assegurar que nenhum país que tenha demonstrado seu compromisso com a educação, falhará em atingir essa meta por falta de recursos ou capacidade técnica. Além de mobilizar fundos, a iniciativa apóia o desenho de planos educacionais abrangentes e preenche lacunas em política, capacidade e dados.A INICIATIVA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE EDUCAÇÃO DE MENINAS (em inglês UNGEI), guiada pela UNICEF, é uma parceria de organizações comprometidas com o fechamento da lacuna entre os gêneros em educação primária e secundária. UNGEI fornece defesa e apoio técnico para elaborar, financiar e implementar planos de educação nacionais. Oferece aos interessados – que inclui as agências do sistema das Nações Unidas, governos, países doadores, organizações não governamentais, sociedade civil, o setor privado, comunidades e famílias – uma plataforma para ação e galvaniza seus esforços para colocar meninas na escola.O GRUPO PARA EDUCAÇÃO EM EMERGÊNCIAS DO COMITÊ DE INTER-AGÊNCIAS ( The Inter-Agency Standing Committee Cluster for Education in Emergencies) é parte de esforços de reformas maiores das Nações Unidas para aumentar a efetividade de alívio humanitário. UNICEF e a aliança ALLIANCE SAVE THE CHILDREN são agências líderes para a parceria, cuja tarefa a nível de país é esclarecer os papéis, responsabilidades e prestação de contas das Nações Unidas e parceiros não ligados às Nações Unidas, procurando restabelecer a escolaridade em situações específicas de crise.Traduzido do inglês e digitado em São Paulo por Maria Amélia Vampré Xavier, Rede de Informações Área Deficiências Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Fenapaes, Brasília (Diretoria para Assuntos Internacionais) e entidades parceiras em 25 de setembro, 2009