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Núcleo de Ações de Aprendizagem

O Núcleo de Ações de Aprendizagem tem como objetivo ofertar à pessoa com deficiência intelectual e múltipla, serviços organizados que favoreçam a aprendizagem significativa, de forma integral e integrados, em todos os contextos da vida. Visa promover a autonomia e independência da pessoa com deficiência em todo ciclo de vida, respeitando sempre as singularidades de cada pessoa.         

A integralidade de ações das várias áreas de atuação é um aspecto importante e facilitador no processo da aprendizagem significativa da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Os profissionais das diferentes áreas atuam de forma integrada, beneficiando o sujeito de forma integral.  Portanto, as ações integradas devem acontecer no interior da sala de aula, nos serviços de saúde, na visita domiciliar e em qualquer outro programa ou espaço, tendo como objetivo a aprendizagem para a vida.

O programa para a infância contempla ações de aprendizagem que desenvolvem habilidades necessárias para o desenvolvimento social, adaptativo e visa à autonomia pessoal. 

Os adolescentes e jovens usufruem de programas que desenvolvem as suas habilidades sociais, comportamentais e profissionais. Esses são relevantes para a vida adulta e ocorrem em duas frentes de atuação: a primeira focaliza a formação para o trabalho e a segunda o processo de inserção da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla no mundo do trabalho.

Na  fase  de  envelhecimento as  ações  de  aprendizagem  têm  o  objetivo  manter  ou  de resgatar  a  vitalidade  e  a  autoestima  da  pessoa  com  deficiência  intelectual  por meio  de  atividades físicas,  artísticas,  culturais,  de  lazer/recreações,  turismo,  saúde  e  de  assistência  social.  Sempre acontecem com o apoio da equipe interdisciplinar e devem ser realizadas através de projetos específicos e de programas de amparo ao idoso em parceria com a família e com a comunidade para promover qualidade de vida.

Os  projetos  específicos,  sem  caráter  de  escolarização,  também  são  acompanhados  pela equipe  interdisciplinar  que,  com  ações  integrais  e  integradas,  focalizam  as  diversas  práticas  de aprendizagem  e atuam durante todo o ciclo de vida da pessoa deficiência intelectual e múltipla com o intuito de desenvolver e favorecer sua autonomia e independência.

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