O Núcleo de Ações de Aprendizagem tem como objetivo ofertar à pessoa com deficiência intelectual e múltipla, serviços organizados que favoreçam a aprendizagem significativa, de forma integral e integrados, em todos os contextos da vida. Visa promover a autonomia e independência da pessoa com deficiência em todo ciclo de vida, respeitando sempre as singularidades de cada pessoa.
A integralidade de ações das várias áreas de atuação é um aspecto importante e facilitador no processo da aprendizagem significativa da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Os profissionais das diferentes áreas atuam de forma integrada, beneficiando o sujeito de forma integral. Portanto, as ações integradas devem acontecer no interior da sala de aula, nos serviços de saúde, na visita domiciliar e em qualquer outro programa ou espaço, tendo como objetivo a aprendizagem para a vida.
O programa para a infância contempla ações de aprendizagem que desenvolvem habilidades necessárias para o desenvolvimento social, adaptativo e visa à autonomia pessoal.
Os adolescentes e jovens usufruem de programas que desenvolvem as suas habilidades sociais, comportamentais e profissionais. Esses são relevantes para a vida adulta e ocorrem em duas frentes de atuação: a primeira focaliza a formação para o trabalho e a segunda o processo de inserção da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla no mundo do trabalho.
Na fase de envelhecimento as ações de aprendizagem têm o objetivo manter ou de resgatar a vitalidade e a autoestima da pessoa com deficiência intelectual por meio de atividades físicas, artísticas, culturais, de lazer/recreações, turismo, saúde e de assistência social. Sempre acontecem com o apoio da equipe interdisciplinar e devem ser realizadas através de projetos específicos e de programas de amparo ao idoso em parceria com a família e com a comunidade para promover qualidade de vida.
Os projetos específicos, sem caráter de escolarização, também são acompanhados pela equipe interdisciplinar que, com ações integrais e integradas, focalizam as diversas práticas de aprendizagem e atuam durante todo o ciclo de vida da pessoa deficiência intelectual e múltipla com o intuito de desenvolver e favorecer sua autonomia e independência.