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Identificação de Necessidades

Fonte: Maria Amélia Vampré Xavier

 

Texto:

 

 

IDENTIFICAÇÃO DE NECESSIDADES (Identification of Needs), pag. 41, do documento da UNESCO de ajuda a professores, Intitulado UNIDADE 2  AVALIANDO NECESSIDADES Parte de (Undestanding and Responding to Children´s Needs in Inclusive Classrooms) www.unesco.org

 

 Texto traduzido do inglês e digitado em São Paulo, por Maria Amélia Vampré

Xavier, Rede de Informações Área Deficiências da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de S.Paulo; Fenapaes, (Diretoria para Assuntos Internacionais); Rebrates, SP; Carpe Diem, SP; Sorri Brasil, SP; Inclusion InterAmericana e Inclusion International  em 16 de outubro, 2009.

 

 Estamos acompanhando com muito interesse os esforços da UNESCO em ajudar os professores a aceitar de bom grado a presença de alunos com deficiências em sua sala de aula, desenvolvendo-os ao máximo sempre levando em conta suas especificações  e limitações, dando dicas de como corrigir essas  dificuldades  e ajudar de fato os alunos.

 

Vamos ao excelente texto de hoje:

 

No caso de algumas crianças, suas limitações são evidentes.  Se elas forem magras e de peso abaixo da média poderiam estar subnutridas. Da mesma forma vocês poderão localizar rapidamente qualquer deformidade física ou a incapacidade de controlar seus movimentos de mão e braço.

 

Nestes exemplos, a ação necessária para ajudar a criança na escola é clara.  Por exemplo:

 

Uma criança tem de usar uma cadeira de rodas porque não pode andar.O que a escola deverá fazer para tornar mais fácil que a criança chegue à escola?

 

Vocês terão notado a necessidade de utilizar salas de aula no piso térreo, para estas crianças, instalando rampas (isto poderia ser feito com a ajuda da comunidade local; movimentando escrevaninhas em diversas direções para acomodar a cadeira e facilitar o acesso às toaletes.  Certamente todas essas coisas tornam mais fácil para todos se movimentarem pela escola – incluindo professores que possam ter dificuldades de caminhar!Crianças com deficiências físicas geralmente não teem quaisquer dificuldades específicas de aprendizado – elas somente precisam ter acesso a escolas e a salas de aula, embora algumas vezes possam precisar de alguns dispositivos assistivos para ajudá-las a escrever e a ler.

 Contudo, algumas limitações não são percebidas tão facilmente.  Há a presunção de que a criança não tenha nenhum problema e com essa idéia em mente professores e escolas podem não adaptar sua forma de trabalhar Nesta parte da Unidade focamos três limitações comuns que famílias e professores podem não notar – crianças com dificuldades de ouvir, dificuldades de enxergar e problemas de aprendizado.  Juntamente com deficiências físicas estas são as limitações que os professores em escolas comuns teem maior probabilidade de ter pela frente.

 L E M B R E M-S E

 Algumas crianças teem mais que uma limitação.

 

A maioria dessas limitações devem ser identificadas na primeira vez que a criança comparece à escola. Por isso, professores em escolas pré-primárias e primárias precisam ler a Parte I com cuidado especial. 

Por favor, consultem a família, os trabalhadores em saúde  e reabilitação comunitária.  Talvez tenham informações que irão ajudar vocês.

 

É importante que os professores identifiquem as capacidades da criança bem como suas deficiências. 

 

Os professores devem compartilhar informações acerca de crianças com limitações especialmente quando são transferidas de sua sala de aula para outra.  Algumas vezes as limitações pioram quando as crianças ficam mais velhas e outras crianças podem experiências problemas quando estão mais velhas.  Os professores em escolas secundárias também devem , ser alertados para estas condições.

 

E mais importante que tudo:  identificação tardia e ensino de má qualidade nos primeiros anos tornarão mais graves as necessidades das crianças..

 

 

Traduzido do inglês e digitado em S.Paulo por Maria Amélia Vampré Xavier, Rede de Informações Área Deficiências Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de S.Paulo, Fenapaes, Brasília, Diretoria para Assuntos Internacionais,  e entidades parceiras em 16 de outubro, 2009

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