Loja

Logo Apae
Logo Apae

FEAPAES - MG

  • Feapaes-MG
    • Quem Somos
  • IEP-MG
    • Quem Somos
    • Unidade de Ensino e Pesquisa
    • Unidade de Assessoria e Consultoria
  • Rede Mineira das Apaes
    • A rede
  • Vídeos
  • Parcerias
    • Títulos de Capitalização
  • Transparência
  • Fale Conosco
    • Contato
  • Notícias
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar

História

 Estimulados pela iniciativa carioca, a primeira Apae mineira surgiu no ano de 1956, na cidade de São Lourenço. Em Minas Gerais, essa iniciativa teve como grande estimuladora a Professora Helena Antipoff que, apesar de ter criado e já existirem as Pestalozzis congregando apenas profissionais, também comungava com a idéia de que somente um movimento social genuíno de pais e amigos teria fôlego e força para influenciar os governos e sociedade. Assim, na década de 60 foram fundadas as Apaes Mineiras, principalmente nas regiões Sul e Triângulo, ampliando-se nas décadas seguintes a criação de novas Apaes nos municípios dessas regiões. Concomitantemente, observa-se o surgimento de outras nas regiões Central, Zona da Mata, Noroeste e Rio Doce.


O que não se imaginava, entretanto, que dali o movimento se espalhasse para todo o Estado, atingindo mais de 400 municípios mineiros. Apenas 30 anos mais tarde é que se deu a criação de uma Federação que congregasse todas as Apaes do Estado, a exemplo da então existente Federação Nacional das Apaes. A fundação de uma Federação, naquele momento, tinha como iniciativa uma inovação trazida pelo Estatuto da Federação Nacional das Apaes, o qual determinava que o Estado que contassem com mais de 5 Apaes poderia criar sua própria Federação.


Diante disso, um grupo conduzido por Paulo Campos Guimarães, Professora Alayde de Souza Melo Tibo, Pe Luís Zver e Eduardo Barbosa criaram a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, tendo como primeiro presidente Eduardo Barbosa, cargo, esse, posteriormente ocupado por Luíza Pinto Coelho e Sérgio Sampaio Bezerra. Foi assim que, no dia 11 de setembro de 1992, em assembleia, quando já se contava com aproximadamente 130 Apaes espalhadas por todo Estado Mineiro, foi fundada a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, que congrega atualmente 432 Apaes Mineiras e 9 instituições co-irmãs, distribuídas geograficamente no Estado em 35 Conselhos Regionais. Sua primeira sede foi na cidade de Pará de Minas que apoiada pela Apae daquela cidade, passou a criar uma identidade única, favorecendo estratégias para conquistas e enfrentamento de desafios.


A partir da recém criada Federação Mineira, o número de Apaes fundadas no Estado passou a multiplicar, incentivadas pela diretoria dessa Federação. Tanto assim, que entre 1990 a 1999 foram criadas 201 Apaes pelas mais diversas regiões do Estado de Minas Gerais. Vale destacar que, segundo o Censo do IBGE 2010, a população do Estado de Minas Gerais é de 19.595.309 habitantes e a dos municípios mineiros que possuem Apaes é de 15.960.968, podendo-se observar que a Rede Mineira das Apaes tem uma cobertura de 81,5% dos habitantes do Estado. As Apaes Mineiras foram e são pioneiras em várias iniciativas. Há mais de 20 anos constituem a maior rede Apaeana do Brasil, buscando incessantemente não apenas a defesa de direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla mas, principalmente, a qualidade técnica dos serviços que são a elas prestados em nossas entidades.


Esse é o patrimônio das Apaes do Estado de Minas Gerais. Em cada município se organiza a partir de sua gente, despontando líderes que, com linguagem própria de cada localidade, fazem valer a mesma sina dos seus precursores.

Já nos seus primeiros anos de existência, em meados dos anos 90, a Federação das Apaes Mineiras investiu no desenvolvimento técnico dos profissionais atuantes nas entidades, implantando inicialmente, como metodologia de trabalho, a utilização dos manuais do Projeto Águia, com o objetivo de dotar todo o Movimento Apaeano Mineiro de instrumentos gerenciais visando facilitar o processo administrativo das Apaes.


Foi nesse mesmo período, por volta de 1998, que o então Secretário de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE-MG), Eduardo Barbosa, idealizou, junto às Apaes, a total reformulação do acolhimento e acompanhamento dado às crianças e adolescentes abrigados na antiga FEBEM, criando assim o Programa Casa Lar no Estado de Minas Gerais, implantado em convênio com as Apaes. Foi por meio dessa ação que foi possível proporcionar a esses indivíduos uma melhor qualidade de vida, em ambiente humanitário, familiar e seguro, que os liberasse de estigmas, rótulos e preconceitos, proporcionando-lhes uma real possibilidade de inclusão familiar, escolar, social e profissional, com o apoio dos serviços nas instalações das Apaes de Minas.


No início do Século XXI, demos início, pioneiramente, ao Programa de Autodefesa, mais precisamente na cidade de Uberaba, em paralelo com o Congresso Estadual das Apaes, quando então foi elaborado o 1º documento intitulado Princípio 19. Daí em diante, todo o Movimento Mineiro e do Brasil entendeu que as pessoas com deficiência intelectual precisavam de apoio pedagógico e clínico, mas acima de tudo, precisavam ser preparadas para o desenvolvimento de sua autonomia, independência e para a defesa dos seus direitos. Foi no ano em 2002 que se deu, pela primeira vez, a participação efetiva dos autodefensores no decorrer do Congresso Estadual das Apaes.


Um grande marco para a Federação de Minas aconteceu no ano de 2004, com a realização do Curso de Educação Especial Inclusiva, nos níveis de Atualização e Especialização, em parceria com a PUC-Minas Virtual, proporcionando aos alunos a titulação de especialização na área. O decorrer dos anos e o aprimoramento dos trabalhos executados nas entidades levaram-nos a uma complexidade de gerenciamento, exigindo-nos cada vez mais instrumentos eficazes para a realização de uma gestão moderna e organizada. Foi nesse sentido que em 2005 se deu a criação de um software gerencial destinado especificamente às Apaes, com base no Projeto Águia.


Em 2006, além da realização do 10º Congresso Estadual das Apaes e do Fórum de Autodefensores, concluiu-se também o Relatório de Avaliação Externa do Sistema Apae do Estado de Minas Gerais, advindo de um Termo de Cooperação celebrado entre a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Virtual. Referida pesquisa trouxe uma avaliação externa da execução dos trabalhos nas Apaes Mineiras entre os anos de 1998 a 2003, quando contava-se no Estado com 397 Apaes e co irmãs filiadas à Federação do Estado, possibilitando, assim, melhor planejamento das atividades das entidades no Estado.


Em 2007, publicou-se o Manual "NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS". Um Manual destinado à formação de Autodefensores, expressando o desejo de serem ouvidos. Em 2008 foram formados 11 Pólos Regionais para o programa de Formação Profissional de Articuladores Regionais e Locais das então já existentes 411 Apaes do Estado de Minas Gerais. Houve também a implementação do Sistema de Comunicação Integrado, utilizando-se o conceito de Rede e envolvendo todos os articuladores por meio de dois meios: jornal impresso e boletim eletrônico.


Ainda em 2008 foi criado a Organização do Núcleo de Apoio à Família, com a participação dos articuladores regionais e a implantação do Núcleo de Monitoramente dos Programas de Artes, Pedagogia e Educação Física, dando continuidade ao Monitoramento dos Programas de Autodefensoria e Educação Profissional e organizamos também o formato dos Festivais Regionais Nossa Arte, superando a dimensão puramente competitiva. Desde sua fundação, a Federação das Apaes do Estado priorizou a realização dos eventos estaduais, tais como Olimpíadas das Apaes, Festival Nossa Arte e Congresso Estadual, realizados alternadamente todos os anos, contando com a participação de pessoas com deficiência, famílias e profissionais das Apaes, representando as mais diversas regiões do país.


Com a vinda da instituição da cidade de Pará de Minas para Belo Horizonte, a Federação de Minas ganhou, em 2009, maior visibilidade, passando a ser referência entre os órgãos públicos e privados em relação as parcerias firmadas que beneficiaram as Apaes Mineiras. Nesse mesmo ano, a Federação expandiu essa concepção com a inclusão da autogestão e da participação da família, formando o Programa Autogestão, Autodefesa e Família que ficou ainda mais fortalecido com a criação de uma coordenadoria estadual, composta inclusive de uma pessoa com deficiência intelectual. Ainda em 2009, iniciou-se a implantação da Política de Acompanhamento e Monitoramento das Ações tendo como foco a qualidade dos serviços prestados pelas Apaes e a integralidade dos programas. Esse também foi um ano de maior investimento na qualidade técnica dos profissionais da Federação, os quais percorreram toda a Rede Mineira, capacitando os profissionais das Apaes com relação as Ações Integrais e Integradas para o desenvolvimento humano da pessoa com deficiência intelectual.


Também em 2009, criou-se a Unidade Mineira da Universidade Corporativa da Rede Apae, como um espaço de desenvolvimento profissional, de forma a incentivar e orientar a produção de conhecimentos sobre a deficiência. A Universidade Corporativa do Movimento Apaeano surgiu pela necessidade de se criar uma estrutura de atualização contínua de seus profissionais por meio de cursos à distância e presenciais. Além disso, são elaborados e publicados materiais técnicos atualizados acerca dos temas de interface com os serviços e ações executadas pelas Apaes. É também a Uniapae Mineira que mantém em funcionamento o SIGA – Sistema Integrado de Gestão das Apaes, promovendo o intercâmbio de boas práticas de gestão entre as Apaes do Estado, capacitando, assim, seus gestores e profissionais, por meio dos serviços de boa qualidade oferecidos pela Rede, tornando-os referência no SIGA.


Em 2010, de forma inovadora, foram realizados os fóruns locais de Autogestão, Autodefesa e Família, os quais possibilitaram a realização de 34 Fóruns regionais, sendo escutadas, na oportunidade, mais de 6.000 famílias e pessoas com deficiência. Referidos fóruns culminaram na realização do Fórum Estadual de Autogestão, Autodefesa e Família, oportunidade em que foi publicada a Carta de Uberlândia, elaborada pelas famílias, autodefensores e profissionais da Rede Mineira das Apaes com o intuito de pontuar as necessidades das pessoas com deficiência intelectual atendidas pelas instituições. O trabalho direcionado à família e pessoa com deficiência, deu início a dois grandes programas estruturantes da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, quais sejam: Escola de Pais e Escola de Autodefensores, de forma a estimular o fortalecimento do protagonismo dos pais e autodefensores no Movimento Apaeano, favorecendo, assim, sua atuação na defesa da cidadania de seus filhos.


Também de forma inovadora, em 2011, a Federação de Minas e Apae de Belo Horizonte estabeleceram o Pacto de Gestão que teve por objetivo pactuar os resultados alcançados pela Apae de Belo Horizonte mediante estabelecimento de ações definidas, de modo a contribuir para o aperfeiçoamento da gestão favorecendo o alinhamento institucional e administrativo. Dessa forma, a Apae-BH se transformou no locus das ações voltadas à pessoa com deficiência, pacto, esse, que vigora até os dias de hoje.


Atualmente a Federação de Minas implementou uma estratégia de excelência, com ações fortalecidas perante a Unidade Mineira da Uniapae com o desenvolvimento do programa de Formação Continuada para os profissionais da Rede, privilegiando também, em eventos específicos, as pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, incluindo-se a oferta de cursos de atualização, oficinas, reuniões e visitas técnicas e principalmente um estímulo ao programa SIGA dentro do Movimento Apaeano.  Em 2014, no ano em que as Apaes comemoram 60 anos de sua existência no Brasil, a Federação inicia a oferta de cursos na modalidade EaD (ensino a distância), firmando, também , importantes parcerias com instituições de ensino, de forma que os cursos ofertados pela UNIAPAE passaram a ter a sua chancela, saindo, assim, do patamar de cursos livres para cursos oficiais credenciados.


Ressalta-se, ainda, que ao longo dos anos, desde sua fundação, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, busca, incessantemente, firmar parceria com órgãos públicos e privados, elevando as Apaes em uma condição de visibilidade e credibilidade, diante dos trabalhos de excelência voltados à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.


Importante destacar que, em sua trajetória, a Federação de Minas atua na defesa de direitos, garantindo a inclusão da pessoa com deficiência em todas as políticas públicas; No trabalho em comunidade, esclarecendo as alianças estratégicas com vários setores e segmentos sociais para a melhoria da qualidade de vida e para inclusão da pessoa com deficiência; Na promoção da saúde para o envelhecimento saudável, com atenção integral da pessoa com deficiência em todo o seu ciclo de vida; No apoio à família, com informações para que os familiares saibam lidar com a família da pessoa com deficiência; No apoio a inclusão escolar, com atendimento educacional especializado ao estudante com deficiência intelectual e múltipla incluído na escola comum; Na escola especial da Apae, com acolhimento aos estudantes com deficiência intelectual e múltipla nas séries iniciais do ensino fundamental, quando necessitam de apoio intensivo; Na inclusão do trabalho, com articulação de vários setores e preparação do estudante/trabalhador para o processo de inclusão social; Na autogestão e autodefensoria, criando situações favoráveis ao desenvolvimento da autonomia da pessoa com deficiência intelectual.


A partir da implantação de seus projetos estruturantes da FEAPAES-MG, é possível hoje vislumbrar uma consolidação da Rede, mesmo nos defrontando com grandes desafios que são cada vez mais solicitados em um país de grandes desníveis sociais e insuficientes políticas públicas e recursos financeiros.

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: informatica@apaebrasil.org.br

null - Minas Gerais - MG

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!