Fórum Regional de Autogestão, Autodefesa e Família
2015/2016
Próximos Fóruns
Conselho Regional Centro V - Data: 22/02 – Apae de Pedro Leopoldo
Conselho Regional Médio São Francisco – Data: 26/02 – Apae de Januária
6/11/2015 – Conselho Regional Noroeste Mineiro
Realizado no dia 6 de novembro, o Fórum Regional Noroeste Mineiro, aconteceu na Apae de João Pinheiro e contou com a participação de 250 pessoas.
O palestrante, presidente da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa, abordou o tema desenvolvido para o Congresso de 2016 Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Assistência Social, Educação e na Saúde.
De acordo com o presidente,Os direitos humanos são inerentes a cada pessoa simplesmente por ela ser um humano e a qualidade de vida das pessoas com deficiência envolve os mesmos fatores e relações importantes para as pessoas sem incapacidades.
O Fórum ainda contou com a participação de 11 Apaes daquele conselho.
03/10/2015 - Conselho Regional Sudoeste I
Foi realizado no último sábado (3), o Fórum de Autogestão, Autodefesa e Família no Conselho Regional Sudoeste I, na Grêmio Recreativo Carmelitano, na cidade de Carmo do Rio Claro/MG.
Ao todo, 10 Apaes participaram do evento, que contou com a presença do presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, Eduardo Barbosa e a prefeita de Carmo do Rio Claro, Maria Aparecida Vilela.
A consultora técnica, Albertini dos Reis, destacou que o Fórum é um espaço importante para superar o preconceito de que a pessoa com deficiência intelectual é incapaz de tomar decisões.
Já o presidente da Apae, Marcrébio Messias Campos, frisou a importância de abrir as portas da entidade para estimular o relacionamento das Apaes do Sudoeste.
A autodefesora estadual, Sandra Telles da Silva, da Apae de São Sebastião do Paraíso, apontou que o Fórum é o momento certo de escutar, aprender, discutir assuntos e trocar ideias.
O presidente da Feapaes-MG destacou que a preocupação com a qualidade do atendimento deve repercutir em serviços de relevância para a autonomia da pessoa com deficiência e não abriu mão do acolhimento das famílias As Apaes devem sempre se perguntar: o atendimento serve a quê?', pontuou.
O próximo Fórum de Autogestão, Autodefesa e Família irá acontecer no dia 06 de novembro, na cidade de João Pinheiro, no Noroeste Mineiro.
Os Fóruns Regionais irão culminar no III Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família e XIII Congresso da Rede Mineira das Apaes. Ambos os eventos estão previstos para serem realizados nos dias 15, 16 e 17 de setembro de 2016, no Minascentro, na cidade de Belo Horizonte – MG.
02/10/2015 - Conselho Regional Sul I
Realizado na Câmara Municipal de Monte Belo/MG. Ao todo, 16 Apaes participaram do Fórum, que contaram com a presença do presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, Eduardo Barbosa; o prefeito, Humberto Maciel e presidente da Câmara, Ricardo do Prado.
A conselheira Mary de Lorenzo iniciou o Fórum ressaltando que o trabalho bem realizado pelas Apaes é refletido na felicidade que nasce nos olhos dos alunos.
Já a diretora da Apae de Monte Belo, Ana Maria Ruela, declarou que as Apaes do Sul I estão de mãos dadas para fazer deste evento uma oportunidade de conquistas e realizações para as pessoas com deficiência.
O presidente da Feapaes-MG falou que o movimento deve educar a sociedade para a consciência do direito e do espaço da pessoas com deficiência. Ele lembrou, também, que os apaeanos precisam articular novas práticas de habilitação e reabilitação nas áreas de saúde, assistência social e educação com mais competência e qualidade, sem nunca perder a ternura que representa a marca Apae.
28/09/2015 - Conselho Regional Centro Oeste II
O presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), Eduardo Barbosa, participou no dia 28 de setembro de 2015, no Centro Social de Pitangui/MG, do Fórum Regional de Autogestão, Autodefesa e Família do Conselho Regional Centro Oeste II. Na ocasião o presidente proferiu uma palestra sobre Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, tema do Congresso Mineiro das Apaes para 2016.
Participaram do Fórum as Apaes de: Abaeté, Leandro Ferreira, Maravilhas, Martinho Campos, Mateus Leme, Morada Nova de Minas, Oliveira, Paineiras, Papagaio, Pará de Minas, Pitangui, Pompéu e São José da Varginha.
Aproximadamente 170 pessoas, entre elas: pais, pessoas com deficiência e profissionais das Apaes estavam presentes no Fórum Regional.
O presidente da Feapaes-MG destacou que o objetivo deste momento é estabelecer uma relação mais próxima entre as Apaes e as famílias das pessoas com deficiência: 'o movimento apaeno surgiu da garra e mobilização das famílias', ressalta.
Eduardo Barbosa também afirmou que o trabalho das Apaes deve estar inserido no contexto dos direitos humanos. 'Precisamos desenvolver os nossos programas sustentados nos princípios do artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ou seja, todos nós somos dotados de razão e consciência', concluiu.
11/09/2015 - Conselho Regional Sudoeste II E Sul II
No dia 11 de setembro de 2015, o presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), Eduardo Barbosa, participou na Apae de Perdões/MG, do Fórum Regional de Autogestão, Autodefesa e Família, do Conselho Regional das Apaes Sudoeste II E Sul II.
Estiveram presentes: o presidente da Apae de Perdões, José Ricardo Pereira Lima; a conselheira Regional das Apaes Sudoeste II, Tamara Guimarães Pereira; o conselheiro Regional das Apaes Sul II, Nuno Augusto Alves. Ao todo, aproximadamente 136 pessoas participaram do evento, entre elas: pais, amigos, pessoas com deficiência e profissionais da Apae.
O presidente da Feapaes-MG realizou a palestra de abertura com o tema Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, focado principalmente na assistência social, educação e saúde. Ele também abordou temas relacionados aos direitos humanos e à qualidade de vida.
'O Fórum é a oportunidade das Apaes proporem programas para atender as reais necessidades das pessoas com deficiência e suas famílias. A Apae progressista ouve e qualifica a voz da pessoa com deficiência e sua família, estimulando a sua livre manifestação', ressaltou.
Integram as Apaes do Conselho Sudoeste II: Bom Sucesso, Campo Belo, Candeias, Carmo da Cachoeira, Cristais, Lavras, Nepomuceno, Santo Antônio do Amparo e Perdões. Já as Apaes do Conselho Sul II fazem parte: Alfenas, Boa Esperança, Campo do Meio, Campos Gerais, Coqueiral, Elói Mendes, Ilicínia, Machado, Monsenhor Paulo, Paraguaçu, Santana da Vargem, Três Pontas e Varginha – FUVAE.